Por Luiz Henrique de Oliveira

A forte chuva que vem caindo em todo o estado do Paraná, afetando cidades como Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (RMC), deve continuar pelo menos nesta segunda-feira (20). Em alguns pontos do Estado, há a possibilidade de cair granizo, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.

A previsão para a capital e RMC é de trovoadas no período da tarde, com a máxima de 25°C e a mínima de 15°C. Já amanhã e na quarta-feira não deve chover, com as temperaturas mais amenas, entre 13° e 22° C.

arvoredentroÁrvore interditou Av. Cândido Hartmann na capital (Foto: Paulo César Dembiski)

“O sol dificilmente aparece hoje, apenas em períodos mais curtos durante a manhã e sempre entre muitas nuvens. Nos próximos dias, a tendência é de muita nebulosidade”, explicou a meteoroligista Ana Beatriz Porto, do Simepar.

Até sexta-feira, diferente da semana passada, as máximas não passarão dos 25°C, o que diminui a possibilidade de novas tempestades no decorrer da semana, exceto por hoje.

Abastecimento  Campo Largo

Equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) restabeleceram, desde a madrugada de sábado (18), em caráter emergencial, o funcionamento da estação de tratamento de água, da estação elevatória e da captação da Sanepar em Campo Largo, atingidas por chuvas e ventos fortes, ocorridos no final da tarde de sexta-feira (17). Em virtude de falta de energia elétrica no final na tarde de ontem (domingo) houve uma nova paralisação na produção e distribuição de água.

As quedas de energia, impedem o funcionamento dos equipamentos da Sanepar. A expectativa é a de que o abastecimento nos imóveis de Campo Largo ocorra na madrugada desta terça-feira (21). A Sanepar pede a colaboração de todos para que a população utilize a água apenas para serviços essenciais, evitando desperdícios.

De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todo imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades de seu imóvel por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Notícias Relacionadas:

Chuvas de granizo, ventos fortes e raios assustam moradores da Grande Curitiba

Moradora sai de Curitiba para ajudar afetados pela chuva na RMC e, na volta, se depara com muro destruído

Após temporal, Campo Largo ainda pede doações; colchões e cobertores estão em falta