A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, autorizou repasse de R$ 36 mil para o município de Cruzeiro do Oeste, região Noroeste, para implantação do Afai (Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por Medidas Socioeducativas). Em todo estado 156 municípios estão aptos para acessar o recurso do Afai.

Fernanda Richa disse que o resgate da cidadania dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas passa pelo comprometimento dos familiares e um esforço das políticas públicas, para garantir um ambiente propício ao retorno do convívio familiar.

“É com muita alegria que recebemos esta notícia”, disse o prefeito Valter Rocha.

A ação integra a metodologia do programa Família Paranaense e visa fortalecer o vínculo social entre familiares e o adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação. Para execução do Afai nos 156 municípios serão aplicados R$ 8,2 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (Fia), e deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

O Afai contempla municípios com adolescentes internados em Centros de Socioeducação (Censes). Para formalizar o convênio referente ao projeto, o município apresenta um plano de ação intersetorial direcionado para as famílias dos internos nos Censes.