Desde o início de março, equipes da secretaria da Família e Desenvolvimento Social estão percorrendo as regiões do Estado para garantir o assessoria técnica aos municípios e fortalecer a gestão da política de Assistência Social. Ao todo foram 23 encontros técnicos e cerca de 1.300 participantes.

O encerramento deste primeiro ciclo de reuniões sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) aconteceu nesta segunda-feira (25), em Curitiba, e teve a participação da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e do chefe do escritório, Ronaldo Salgado. “O objetivo é garantir o assessoramento necessário aos municípios, permitindo o planejamento melhor das ações e o atendimento as famílias”, disse Fernanda Richa.

Nesta segunda-feira participaram da reunião técnica representantes dos 29 municípios de Curitiba e Região Metropolitana, além de gestores municipais e assistentes sociais. Foram abordados temas como o papel do gestor e seus instrumentos de gestão, os aplicativos e sistemas, aspectos básicos de financiamento, gestão do trabalho, tipificação dos serviços socioassistenciais, instâncias que compõem o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o papel do escritório regional no assessoramento técnico na região.

Além do Escritório Regional de Curitiba, as reuniões técnicas da gestão do Suas também aconteceram nas regionais de Campo Mourão; Cornélio Procópio; Toledo; Cascavel; Ponta Grossa; Litoral; Ivaiporã; Maringá; Irati; Apucarana; Londrina; União da Vitória; Umuarama; Francisco Beltrão; Pato Branco; Cianorte; Laranjeiras do Sul; Guarapuava; Pitanga; Paranavaí e Jacarezinho.

Suas – é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com modelo de gestão participativa, articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social, envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais e municipais.