A Secretaria de Estado da Educação está expandindo a oferta da educação profissional em 12 municípios da região dos Campos Gerais. Em 2013 serão oferecidas 1.660 novas vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional em parceria com o Ministério da Educação e outras instituições de ensino.

Nesta mesma região, em 2012, foram atendidos 701 alunos com educação profissional. O objetivo do aumento da oferta de cursos e vagas é atender à necessidade de capacitação e qualificação de mão de obra, induzir o desenvolvimento e fortalecer o setor produtivo na região, na qual está sendo feito um grande investimento na área da indústria de papel e celulose, com incentivos do Programa Paraná Competitivo, do Governo do Paraná.

“Vamos oferecer oportunidades para formação e qualificação dos nossos jovens. A expansão do ensino profissionalizante está ajudando o Paraná a atrair mais empresas para as regiões mais carentes e com isso eleva-se a renda e melhora qualidade de vida das famílias”, diz o secretário de Educação e vice-governador, Flávio Arns.

A ampliação das vagas é resultado do entrosamento e do trabalho conjunto com o Ministério da Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Do total de novas vagas, 890 serão oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. São cursos de qualificação profissional com carga horária agregada ao ensino médio.

Outras 350 vagas serão ofertadas por meio do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), na modalidade de ensino à distância, e 420 vagas serão para os cursos técnicos de formação e docentes, pela Rede Estadual de Ensino.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação e Trabalho, Marilda Aparecida Diório Menegazzo, com a ampliação das vagas, a Secretaria oferece à população da região melhores oportunidades de emprego. “Trabalhamos para expandir a oferta da educação profissional para toda a população paranaense, com novos cursos a custo zero e que atendam a demanda da região”, disse a diretora.

Emprego – As qualificações ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação atendem às demandas do setor produtivo dos municípios, como na região dos Campos Gerais, que receberá uma nova unidade da fábricante de papel e celulose da Klabin.

A indústria será instalada no município de Ortigueira e beneficiará outros 11 municípios da região. A nova fábrica irá gerar 10 mil empregos, sendo oito mil ligados diretamente às obras, que começam nos próximos 15 dias. A obra deve ficar pronta em dois anos e será um grande indutor de desenvolvimento socioeconômico da região.

Cursos ofertados na região dos Campos Gerais

Formação de docentes

Administração
Agorpecuária
Informática
Secretariado
Enfermagem
Auxiliar Administrativo
Operador de Computador
Operador de Máquinas de Marcenaria
Operador de Processos Químicos Industriais
Aquicultor
Aquicultor Agroflorestal
Aquicultor Familiar
Eletricista Industrial
Eletricista Predial de Baixa Tensão
Mecânica de automóveis leves
Mecânica de máquinas industriais
Montador/Reparador de computadores
Programador Web
Bovinocultor de corte
Recepcionista
Vendedor
Segurança no Trabalho
Técnico em mecânica
Técnico em logística
Técnico em eletrotécnica
Técnico em celulose e papel