A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo mais de R$ 38,5 milhões no sistema de esgotamento sanitário de Guaratuba, no Litoral. As obras começaram e vão elevar o índice de atendimento de 49,75% para 85%. Na primeira etapa, quatro bairros serão contemplados: Mirim, Cohapar II, Piçarras e Nereidas. Outra etapa, já com recursos assegurados, será realizada nos bairros Coroados e Barra do Saí, a partir do ano que vem.

No bairro Mirim os trabalhos estão em fase final. Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, é importante que os clientes façam a correta ligação do esgoto. “Nossas equipes avisarão o momento certo de fazer as interligações e darão as orientações técnicas necessárias”, explica.

CONTINUIDADE – As obras chegaram ao bairro Cohapar II. Deoclécio José de Sales, proprietário do Bar e Lanchonete Pantanal, estabelecido no bairro desde 1992, ressalta a importância da implantação do sistema de esgoto. “Valoriza a propriedade e traz inúmeros benefícios para a saúde e para o meio ambiente”, garante.

Nesta etapa das obras, que abrange os bairros Mirim, Cohapar II, Piçarras e Nereidas, serão beneficiados 11.120 habitantes e gerados 2.520 empregos diretos e indiretos. A conclusão está prevista para outubro.

Para a outra etapa das obras, nos bairros Coroados e Barra do Saí, está prevista a construção de uma estação elevatória de esgoto bruto, 3.235 metros de linha de recalque, quase 42 mil metros de redes coletoras e 1.920 ligações prediais, beneficiando 7.680 habitantes e gerando 1.914 empregos diretos e indiretos.