Estão abertas as inscrições para a 27.a edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC) pelo site www.jovemcientista.cnpq.br. Neste ano, como o tema é “Água: Desafios da Sociedade”, a Sanepar tornou-se uma das incentivadoras do Prêmio, criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981, para reconhecer, estimular e incentivar novos talentos da ciência e dar visibilidade a temas importantes.

Segundo a chefe do Serviço de Prêmios do CNPq no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rita de Cássia da Silva, a escolha do tema alinha-se com a Política Nacional de Recursos Hídricos do governo federal e com o Ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Unesco.

O prêmio tem quatro categorias: mestre e doutor, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional. Podem participar estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação e jovens doutores, oriundos de instituições públicas ou privadas de ensino. São mais de R$ 700 mil, em dinheiro, laptops, viagens e bolsas de estudo.

Professores podem solicitar um kit pedagógico para melhor orientar alunos interessados na premiação. As solicitações devem ser feitas para: [email protected] ou pelo (21) 3232-8898 e (21) 3232-8817.