O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entregam nesta quinta-feira (25) o 19.º Centro da Juventude do Paraná. A unidade está instalada em Jacarezinho, Norte Pioneiro, com capacidade para oferecer atividades esportivas e culturais a mil adolescentes.

O Centro da Juventude Governador José Richa tem 2.500 metros quadrados, com cancha poliesportiva, teatro de arena, salas multiuso, auditório, pista de skate e piscina semiolímpica. O centro leva o nome do ex-governador José Richa, que governou o Paraná de 1983 a 1986. “É uma homenagem que a população de Jacarezinho faz a uma das personalidades mais ilustres que estudou em nossa cidade”, disse o prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria.

O novo espaço para garotos e garotas de 12 a 18 anos da Comunidade Jardim Paraíso no bairro Aeroporto, vai oferecer atividades esportivas, além de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Nesta comunidade vivem cerca de 300 famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, por isso, o centro trará nova oportunidade a essas famílias e a seus filhos”, explica o chefe do escritório regional da Secretaria da Família em Jacarezinho, Antonio Carlos de Almeida.

O objetivo do Governo do Estado é garantir que adolescentes possam se desenvolver com segurança e tenham oportunidades de construir uma vida melhor e também abrir espaços onde as famílias possam conviver. A obra é uma realização do Governo do Estado, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Para a implantação do centro foram destinados R$ 2,1 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

IMPLANTAÇÃO – Para a implantação e funcionamento dos Centros da Juventude nos municípios, um minucioso trabalho de pesquisa foi realizado pela Secretaria da Família. A sondagem avaliou o perfil social do jovem e apontou rotina e atividades, com uso racional dos espaços e equipe para o funcionamento da unidade.

Desde 2011, já foram entregues 18 Centros da Juventude. Eles estão instalados em Apucarana; Cambé; Campo Largo; Campo Mourão; Cascavel; Castro; Foz do Iguaçu; Lapa; Maringá; Palmas; Paranavaí; Pinhais; Pitanga; São Mateus do Sul; São José dos Pinhais; Telêmaco Borba; Toledo e Umuarama. Ao todo foram repassados R$ 74 milhões para a implantação de 29 centros em todo o estado.

Serviço:

Dia: 25/04/13 – quinta-feira

Horário: 10h30

Local: Rua Rocco Olivieri, 128 – Jardim Paraíso