O governador Beto Richa participou na noite desta terça-feira (19), na Catedral Metropolitana de Londrina, da missa em ação de graças que celebrou o centenário de nascimento de Dom Geraldo Fernandes, o primeiro bispo e arcebispo do município.

“Uma homenagem justa à memória de Dom Gerald, com quem tive a honra de conviver por muitas vezes quando meu pai foi prefeito de Londrina”, disse Richa.
Dom Geraldo Fernandes nasceu em Contagem (Minas Gerais), em 19 de outubro de 1933, e morreu em São Paulo, em 29 de março de 1982. Pertencente à congregação dos Filhos do Coração de Maria, recebeu a ordenação em 25 de outubro de 1936.

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, também compareceu à missa.
TRAJETÓRIA – Dom Geraldo Fernandes foi nomeado bispo de Londrina em fevereiro de 1957, função que exerceu até 1982, sendo sucedido por Dom Geraldo Majella. Juntamente com a Madre Leônia Milito, foi o fundador da Congregação das Missionárias Claretianas, com sede em Londrina, que hoje está presente em 17 países.

Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, participou de importantes eventos da Igreja Católica, como o Concílio Vaticano II e as conferências do episcopado latino-americano de Medellín (Colômbia) e Puebla (México). Também foi vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em Londrina, Dom Geraldo foi responsável pela construção da Catedral Metropolitana e do primeiro seminário diocesano, o Paulo VI.