“Para Deus Nada é Impossível” é o tema do Reviver Curitiba, retiro de Carnaval que será realizado pela Comunidade Católica Shalom de 11 a 13 de fevereiro de 2018, na Paróquia Menino Deus, no bairro Guabirotuba. O evento tem entrada gratuita e colabora com a cultura de paz ao promover momentos de espiritualidade. Pregação, música, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, teatro, curso, Missa estão na programação do retiro, que acontece em quase todas as capitais do país e em mais de 60 dioceses, em algumas com o nome “Renascer”.

O Reviver tem atraído número cada vez maior de foliões trocam ruas e praias por um encontro com Deus. A programação é dirigida a toda a família. Haverá espaço especial para as crianças, o Reviver Kids. A primeira edição do retiro foi realizada em 1986 em Fortaleza, onde nasceu a Comunidade Shalom.

Marilane mora em Curitiba há quase um ano. Em 2014, quando ainda morava no Ceará, soube do retiro em um aviso paroquial, enquanto passeava na casa de uma amiga em uma cidade vizinha a sua. “Cheguei ao retiro como se eu fosse ‘pular’ um carnaval no mundo mesmo. O Santíssimo Sacramento estava exposto. Naquele momento, eu me encolhi toda diante do Senhor. Alguém da Comunidade me acolheu e me fez sentir como em uma família mesmo. A experiência que eu tive com Deus foi de uma alegria que destruía todas as minhas angústias e desesperanças. O Reviver, para mim, foi esse encontro com a alegria do ‘para sempre’, que eu sinto que nunca mais a perdi. Mesmo com as dificuldades que possa viver hoje, essa alegria não passa”, conta.

Programação

O Seminário de Vida no Espírito Santo é a porta para muitos que participam pela primeira vez do retiro. No Seminário, os participantes têm a oportunidade de saber mais sobre temas como “Amor de Deus”, “Pecado e Salvação”, “Senhorio de Jesus”, e experimentar de fortes momentos de espiritualidade, em que recebem oração dos missionários da Comunidade Shalom.

Todos os dias, será celebrada Missa às 18h. Na segunda-feira, 12/02, o bispo-auxiliar de Curitiba, Dom Francisco Cota, presidirá a celebração. No dia seguinte, o arcebispo Dom José Peruzzo celebrará a missa de encerramento.

Favorecer a experiência pessoal com o Amor de Deus é o objetivo de toda a programação, composta também de esquetes (pequenas peças de teatro) e cursos. Neste ano, os temas dos cursos serão “Castidade”, para os jovens, e “Alegria do Amor”, baseado na exortação do Papa “Amoris Laetitia”, direcionado para as famílias.

“Eu tive o desejo da evangelização despertado. Depois do curso comecei a evangelizar, evangelizar”, conta o jovem curitibano Guilherme Fernandes, que participou pela primeira vez do Reviver em 2015. Logo em seguida, foi enviado em missão para Natal e, depois, Salvador.

Para as crianças, é preparado o Reviver Kids, um espaço onde por meio de brincadeiras, atividades pedagógicas e orações, vivem sua experiência com o amor gratuito do Senhor.

Serviço
Reviver Curitiba – Retiro de Carnaval
Data: 11, 12 e 13 de fevereiro
Local: Paróquia Menino Deus – Rua Arlindo Araújo Sobrinho, 310, Guabirotuba
Horário: De 8h às 19h
Inscrições gratuitas na hora do evento ou pela internet neste link: https://goo.gl/VBGU2e
Venda de almoço no local.

Da Redação

“Alegra-te” é o tema do Reviver Curitiba, retiro de Carnaval que será realizado pela Comunidade Católica Shalom, de 26 a 28 de fevereiro, no Colégio Sesi  do bairro Boqueirão, em Curitiba. O evento colabora com a cultura de paz ao promover momentos de espiritualidade. Pregação, música ao vivo, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, teatro, curso, Missa estão na programação do retiro, que acontece em mais de 70 cidades do país e tem atraído número cada vez maior de foliões trocam ruas e praias por um encontro com Deus.

Divulgação

A entrada é gratuita e é necessário o preenchimento da ficha de inscrição online: https://goo.gl/QQTOqF. A programação é dirigida a toda a família. Haverá espaço especial para as crianças, o Reviver Kids.

O retiro acontece em outras cidades do Brasil com o nome “Renascer”, e teve a primeira edição realizada em 1986 em Fortaleza, onde nasceu a Comunidade Shalom. Em Curitiba, o Reviver espera um público de 200 pessoas por dia. Muitos desses ‘foliões’ tem história parecida com a de Fernanda Beatriz, de 26 anos, que participou do encontro pela primeira vez em 2014.

Fernanda planejava sair com os amigos em bloco de rua, que eles mesmos estavam organizando na praia. Mas diante de um convite para participar do retiro, decidiu mudar tudo uma semana antes do carnaval. E não se arrependeu. “Foi uma experiência que me marcou e marca até hoje. Eu tive a certeza de que estava fazendo algo que acrescentaria em minha vida. Lá, eu pude ver outras pessoas decididas por uma vida toda nova, e isso me impulsionou a aderir à proposta do Reviver: amor e felicidade que não acabam na Quarta-Feira de Cinzas”, conta.

Ano Mariano

A alegria experimentada por Fernanda ilustra o tema “Alegra-te”, expressão dirigida pelo Anjo Gabriel a Virgem Maria na Anunciação, e que remete ao Ano Mariano celebrado pela Igreja no Brasil e confirmado pelo Papa Francisco. Para o responsável local da Comunidade Católica Shalom em Curitiba, Jorge Wagner dos Santos, a frase “tem muito a dizer” aos curitibanos. Missionário na capital paranaense há 5 anos, Jorge já acompanhou e ajudou pessoas que passaram por momentos difíceis como a perda do sentido de vida. Segundo Jorge, uma só é a receita para superar: o encontro com Deus.

“Nessa expressão escondem-se duas coisas: a alegria e a graça. A alegria que provém da graça de Deus, e a alegria que é própria daqueles que encontraram alguém a quem procuram. Diante de nossas necessidades e do que se passa em nosso interior, tantas vezes marcado pelo vazio, pelo cansaço, pelas indignações da vida, nós vamos perdendo o sentido, a paz interior e a experiência com esse alguém, que é Jesus Cristo. É até Ele que queremos conduzir os participantes do Reviver”, afirma.

Programação

O sacramento da confissão e as Missas se destacam como oportunidades para esse encontro divino. O Seminário de Vida no Espírito Santo é a porta para muitos que participam pela primeira vez do retiro. Favorecer a experiência pessoal com o Amor de Deus é o objetivo de toda a programação, inclusive através das apresentações teatrais (esquetes), da música e da dança, que atraem principalmente o público jovem.

Cursos são oferecidos para os participantes que já fizeram o Seminário de Vida. Neste ano, serão dois: “Vale a Pena Tudo Ofertar”, dirigido para quem deseja trilhar um discernimento vocacional; “Totus Tuus Mariae”, sobre Nossa Senhora, para os jovens.

As crianças não ficam de fora dessa festa. Para elas, é preparado o Reviver Kids, um espaço onde por meio de brincadeiras, atividades pedagógicas e orações, vivem sua experiência com o amor gratuito do Senhor.

Pós-evento

A Comunidade Católica Shalom oferece um itinerário de amizade com Deus, o Caminho da Paz, através da participação em grupos de oração coordenados por seus membros. Os participantes do retiro poderão iniciar esse caminho espiritual no Reencontro Reviver, que será realizado no sábado seguinte, dia 4 de março.

Viva um carnaval diferente, participe do Reviver Curitiba.

Serviço

Reviver Curitiba – Retiro de Carnaval

De 26 a 28 de fevereiro de 2017

Colégio Sesi Boqueirão (Rua Dr. Heleno da Silveira, 351). A partir de 8h30. Entrada Gratuita. Refeições à venda no local. Espaço para crianças.

Inscrições: https://goo.gl/QQTOqF