Da Redação com assessoria

No dia 25 de setembro, quarta-feira, no primeiro dia do Vegfest – IV Congresso Vegetariano Brasileiro, todas as refeições servidas nos Restaurantes Universitários da UFPR serão veganas, ou seja, preparadas sem nenhum produto de origem animal. No total serão 8.000 refeições que atenderão aos alunos da universidade.

A ideia surgiu da Sociedade Vegetariana Brasileira, que está realizando o congresso na instituição, com participação do diretor de fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo, e apoio do reitor da instituição, Zak Akel. “Queremos mostrar como é possível abrir mão da carne em pelo menos um dia, como é a proposta da campanha Segunda sem Carne, alertando para os resultados desta escolha para a saúde e parvegetarianoa o meio ambiente”, explica Ricardo Laurino, coordenador da Sociedade Vegetariana Brasileira Grupo Curitiba.

Com apenas um dia sem o consumo de produtos de origem animal, há uma redução significativa de impactos ambientais. Com as refeições veganas no RU da UFPR no dia 25, calcula-se que a economia para o meio ambiente seja de:

– 22 toneladas de CO2 que deixarão de ser emitidos na atmosfera.
– 60 mil metros quadrados de área florestal não desmatada.
– Mais de sete milhões de litros de água economizados.

O Vegfest é o maior evento vegetariano do Brasil e acontece de 25 a 29 de setembro, na UFPR e no Mercado Municipal – Setor de Orgânicos. Mais informações: www.vegfest.com.br.