SMCS
Rua da Cidadania da Fazendinha foi um dos locais que recebeu atividades e eventos de comemoração

Prestes a completar 320 anos, Curitiba se transformouem um grande centro de atrações neste final de semana, com atividades educacionais, recreativas e esportivas para todos os gostos e idades. Nem mesmo o mau tempo, com ameaça constante de chuva, que prevaleceu durante o sábado e domingo, afastou a grande presença de público nas sete administrações regionais que disponibilizaram equipamentos para o uso da comunidade. As atrações fazem parte da programação especial de aniversário da cidade que se estende durante todo o mês de março.

No sábado à tarde, centenas de pessoas aproveitaram os eventos nas regionais Portão, Santa Felicidade, Boqueirão e Pinheirinho. Em todas, ocorreram apresentações de grupos de dança, shows musicais e oficinas. Para a criançada foram disponibilizados brinquedos infláveis, camas elásticas, muro de escalada, jogos gigantes e outras ações recreativas. As atividades contaram com a presença de monitores para orientar pais e filhos.

Na regional Portão, que agrega dez bairros e atende aproximadamente 245 mil pessoas, as atividades ficaram concentradas na Rua da Cidadania da Fazendinha. Lá aconteceram também apresentações de capoeira, do grupo de fanfarra da Escola Municipal Papa João XXIII e teatro de fantoche. Servidores da unidade móvel de segurança alimentar, da Secretaria Municipal de Abastecimento, prestaram informações sobre educação alimentar e nutricional.

Na Rua da Cidadania do Pinheirinho, o público também pode conferir outras manifestações culturais como dança de salão, do ventre e capoeira. Orientações à população sobre hábitos saudáveis e atrações infantis como pintura, xadrez, oficinas para confecção de pipas e de unhas decoradas também fizeram parte da programação. Na Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Tatuquara, foram realizadas ações educativas na área de trânsito, com oficinas de manutenção e de condução de bicicletas e também um minicircuito de rua para ciclistas e pedestres. Foram repassadas orientações de combate ao trabalho infantil e sexual. A escola também foi cenário para exibições de ginástica rítmica e de dança. A bateria da Escola de Samba Embaixadores da Alegria animou a comunidade.
A população do Boqueirão e região usufruiu das atividades educativas e culturais na quadra poliesportiva da Rua da Cidadania. Foram repassadas orientações sobre saúde, alimentação e prevenção à proliferação da dengue. Os moradores da região também puderam participar de oficinas de skate e de artesanato e visitar a exposição de equipamentos de segurança utilizados pela Guarda Municipal.

As atividades da Regional Santa Felicidade aconteceram na quadra poliesportiva da Rua da Cidadania. O grupo folclórico ítalo-brasileiro foi uma das atrações entre as diversas apresentações musicais e de dança.

Mais atrações

No domingo à tarde foi a vez das regionais Cajuru, CIC e Bairro Novo colocarem à disposição da população sua infra-estrutura. Nessas regiões, moram aproximadamente 550 mil pessoas.

As atividades da Regional Cajuru foram centralizadas no Parque Peladeiro. Lá ocorreram apresentações de grupos de dança, de capoeira e shows musicais. Oficinas de skate, de pipa e atividades recreativas levaram diversão à garotada. Ações educativas também integraram a programação com a presença do ônibus antidrogas e da unidade móvel de segurança alimentar da Prefeitura.

Na CIC, a Praça Alto Bela Vista do Passaúna foi o ponto de encontro de jovens, adultos e crianças. No local, os frequentadores puderam apreciar atividades de recreação e esportivas e apresentações de dança e teatro. Serviços de orientação e prevenção também tiveram espaço com a aferição de pressão arterial, realizada por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, e o Programa Curitibativação, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que informa sobre a prática de atividades físicas de maneira saudável. Além desses atrativos, houve a distribuição de mudas de árvores ao público e a implantação de 100 microchips em cães e gatos pela associação Amigo Cão.

Na Regional Bairro Novo, que atende moradores dos bairros Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho, teve até distribuição de bolo (produzido pelo Liceu de Ofício da FAS) em comemoração ao aniversário da unidade. No Ginásio de Esportes do Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo ocorreram apresentações de dança, bandas musicais e coral. Ações como pintura de rosto e caricatura, camarim de maquiagem, cinema infantil e atividades recreativas e de educação alimentar proporcionaram diversão e entretenimento a jovens e crianças da região.

No próximo final de semana, os eventos de recreação, cultura e esporte vão ocorrer em mais duas regionais: Matriz e Boa Vista.