Oito escolas do Paraná passarão por obras de ampliação e reforma nos próximos meses. A secretaria de Estado da Educação encerrou as licitações com investimentos que somam cerca de R$ 5 milhões para escolas nos municípios de Rebouças, Cascavel, Japurá, Formosa do Oeste, Barracão, Rio Negro, Nova Prata do Iguaçu e Jesuítas.

As obras começam dentro de um mês e beneficiam cerca de 6 mil estudantes, além de professores e funcionários. São melhorias em redes elétricas e hidráulicas, que modernizam e ampliam a carga para os novos equipamentos como freezers, geladeiras e fornos que as escolas estão recebendo.

“A merenda escolar deu um salto gigantesco em relação à quantidade de alimentos frescos, com mais investimentos feitos nas compras da agricultura familiar. As escolas precisam de equipamentos para armazenagem destes produtos. Além disso, também temos laboratórios novos e a informatização das unidades que precisam de redes adequadas” diz o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

Em Japurá, região Noroeste, o Colégio Estadual Rui Barbosa terá cozinha e refeitório novos e maiores. Também serão feitas melhorias na rede elétrica, cobertura, piso, quadra de esporte, acessibilidade e pintura. “A melhora da infraestrutura contribui para a oferta do ensino, pois os alunos se sentirão mais motivados”, disse a diretora Maria Aparecida Costa.

O Colégio Estadual Professor Júlio César, em Rebouças, Sudoeste, receberá reparos gerais no prédio e terá mais duas salas de aulas. “O governo está mostrando com investimentos concretos o grande interesse em melhorar a qualidade da educação. É o que constatamos aqui na região”, afirmou o chefe do núcleo de Irati, Cleto Antonio Castagnoli.

Em Formosa do Oeste, a Escola Estadual Antônio Franco Ferreira da Costa, passa por uma reforma geral nas redes hidráulicas e elétricas, além de melhorias na cozinha, banheiros e quadra de esporte e acessibilidade na parte interna e nas calçadas externas. “Há tempo que a nossa escola não recebia uma melhoria tão significativa. Estamos nos sentido muito valorizados”, contou o vice-diretor, Edenilson Ricardo.

O Colégio Estadual Professora Leonor Castellano, no município de Barracão, e o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, no município de Jesuítas, também receberão obras de ampliação, reparo e melhorias.

Em Rio Negro, na região Metropolitana de Curitiba, o Colégio Estadual Barão de Antonina receberá obras de reparos cozinha e refeitório que estavam interditadas havia anos. A obra atenderá a uma reivindicação antiga da direção e comunidade. Em Cascavel, o Colégio Estadual Olivo Fracaro também vai passar por obras de reparos e melhorias. Já o Colégio Estadual Cristo Redentor, em Nova Prata do Iguaçu, terá reparos na cobertura, forro e rede elétrica.