Por Felipe Ribeiro e Denise Mello

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) abriu nesta sexta-feira (27) o prazo para aqueles que desejam trabalhar como voluntários da Copa do Mundo do Brasil. De acordo com o gerente do Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL), Rodrigo Hermida, em entrevista coletiva realizada em Curitiba, mais de 130 mil pessoas se inscreveram entre agosto e setembro, mas milhares de outras perderam os prazos e demonstraram vontade de participar do evento.

voluntarios-copa-270913-bandab

Foto: Divulgação Fifa

“Logo após o fechamento da primeira janela, recebemos diversos pedidos de inscrição, decidimos então reabrir já que a Fifa não poderia descartar tamanha proatividade. Nessa segunda etapa buscamos pessoas de outras faixas etárias e com novas qualificações”, comentou.

Na primeira janela, cerca de 30% dos interessados possuíam entre 18 e 25 anos. Agora a Fifa busca um público entre 25 e 40, por considerar eles os “pais das próximas gerações”. “Além dessa faixa etária, buscamos também mais idosos, pessoas que tenham mais de um idioma e pessoas com deficiência”, disse Hermida.

Ao todo, 15 mil voluntários serão selecionados para a Copa, podendo exercer 50 atividades. Os selecionados passarão por treinamento a função será determinada pela Fifa. As inscrições seguem até dia 2 de outubro e as dinâmicas de grupo dos selecionados começam dia 19 e seguem até a segunda quinzena de dezembro. Cada sede contará com de 800 a mil voluntários.

Perfil do voluntário

Segundo o gerente do programa, o critério principal é o “brilho no olho” e pessoas que entendam as portas que o voluntariado abre. “Deixamos claro que não há garantias que as pessoas irão assistir aos jogos. Quem está se inscrevendo precisa entender que o Brasil passa por um momento impar econômico e está é uma corrente do bem sem olhar a quem”, concluiu.

Somando-se os inscritos da África do Sul e Alemanha, o Brasil já conta com quase o dobro de inscritos, o que é considerado muito positivo para a organização. O diferencial em relação a Copa das Confederações é o público, que na ocasião contou com 97% de brasileiros e agora a expectativa é de um grande número de estrangeiros.

Para se inscrever o candidato precisa ter 18 anos completados até dia 12 de março de 2014. O formulário é encontrado no http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/volunteers/overview.html .