Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

Clima esquentou durante a manifestação (Fotos: Antônio Nascimento – Banda B)

Contrários ao reajuste de R$$ 0,55 na passagem de ônibus, centenas de manifestantes se reuniram no fim da tarde desta segunda-feira (6), na Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba. A mobilização foi convocada pelas redes sociais, com o objetivo de fazer o prefeito Rafael Greca voltar atrás com a medida. Em torno de 500 pessoas caminharam rumo à sede da URBS (Urbanização de Curitiba) na Rodoferroviária. Por volta das 21h,o protesto terminou em confronto intenso entre manifestantes e policiais militares, na região da Av. Sete de Setembro. Gás de pimenta e bombas de efeito moral foram usados pelos policiais.

Agência depredada no Centro de Curitiba

Durante o percurso, por volta das 20h40, alguns mascarados começaram a depredar agências bancárias e pichar muros, a maioria na Rua João Negrão, no Centro. Várias pessoas participavam da manifestação com tranquilidade, porém parte praticou o vandalismo e a PM precisou intervir. Segundo a prefeitura, dois cobradores foram agredidos e catracas quebradas.

“Foi um absurdo a forma que a PM agiu. Usaram bombas contra crianças e até famílias que passavam por aqui. Infelizmente, a PM resolve desta forma. Ataca uma maioria por causa de uma minoria. Eles vieram com muita violência para cima de nós. É lamentável isso, mas é uma atitude típica de governantes como Greca e Richa”, disse um manifestante.

Em muitos postes, foram colados cartazes com o rosto do prefeito Rafael Greca (PMN).

Prisões

De acordo com a polícia, 11 pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia. Objetos com facas, sprays de tinta e pedaços de pedras foram encontrados com os suspeitos.

A nova tarifa do transporte coletivo de Curitiba, de R$ 4,25, começou a valer nesta segunda-feira (6). O aumento foi de 14,9%, mais do que o dobro da inflação no período. De acordo com a Prefeitura, o reajuste é necessário para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte público e permite a retomada de investimentos que tragam melhorias para os passageiros.

Confira fotos feitas pela Banda B: