A Promotoria de Meio Ambiente de Apucarana, Norte do Estado, vai notificar e autuar os proprietários de imóveis atendidos com rede coletora de esgoto e que ainda não fizeram a ligação ou a fizeram de forma incorreta. O promotor Vilmar Fonseca tomou esta decisão após avaliar o resultado das vistorias socioambientais, realizadas pela Sanepar, no ano passado.

As notificações e autuações por parte da Promotoria serão feitas por amostragem, a partir de maio. “A Sanepar já fez o procedimento de vistorias e as comunicações a esses proprietários. Nos casos mais graves, em que não há cumprimento da legislação ambiental, a Promotoria vai notificar e autuar”, afirmou o promotor.

IRREGULARIDADES – As ligações à rede coletora nos bairros vistoriados foram liberadas em novembro de 2011. Das 6.700 novas ligações executadas, apenas 2.248 (33,5%) estão corretas. Foram realizadas, no ano passado, 8.912 vistorias técnicas ambientais nos imóveis, incluindo revistoria. Entre os proprietários dos imóveis, 711 receberam orientações técnicas e notificações para corrigir irregularidades. Muitos ainda não fizeram a ligação na rede e continuam usando a fossa e outros não contam com a caixa degordura.

O gestor ambiental da Sanepar, Edson Denobi, explica que as caixas de gordura estão previstas no Código de Posturas do Município e são importantes para o uso correto da rede. “A falta da caixa pode causar entupimento da rede, refluxo de esgoto para as casas e compromete o processo de tratamento”, disse Denobi.

O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Rui Mendes Júnior, afirma que os investimentos da empresa no sistema de coleta e tratamento de esgoto são altos e visam mais qualidade de vida. “A Sanepar investe para contribuir para a despoluição e preservação ambiental. Apucarana está dentro de duas bacias de mananciais de abastecimento público, a do Tibagi e a do Pirapó, que atendem a região. Por isso, a correta ligação na rede coletora traz grandes benefícios ambientais”, afirmou o gerente.

ÁREAS VISTORIADAS – Foram vistoriados os imóveis localizados no bairros: Jardim América, Jardim Apucarana, Diamantino, Aclimação, Monções,Trabalhista, Núcleo Castelo Branco, Vila Nova, Vila Nova – Popular, Vila Real, Jardim Adriane, Eulália, Ponta Grossa, Vila Santa Catarina, Núcleo João Goulart, Vale Verde, Recanto Mundo Novo, Núcleo Marcos Freire, Vila 5 Irmãos, Vila Agari, Vila do Colégio, Vila Feliz, Vila Minas Gerais, Vila Salete, São José, São Luiz, São Miguel, Vila Urizzi, Jardim Santa Barbara, Vila Santa Catarina, Vila Nova – Shangrilá, Vila Nova – Bandeirantes, Santo Antonio, Guarujá, Lote Central, Tancredo Neves, Montreal, Paraíso, Vila Facio, Vila Maristela, Alvorada, Chacrinha, Jardim Governador, Dom Romeu, Loteamento Sol Nascente, Loteamento Estrela D’Alva, Bom Retiro, Vitória Régia, Residencial França, José Mercadante, Kaori Nakayama.