Projeto da Vila do Idoso em Campo Largo (Foto: Divulgação)

 

Cresce anualmente a população brasileira de idosos e isso tem se tornado um desafio para as administrações públicas. Em Campo Largo, vem chamando a atenção uma novidade justamente para essa faixa etária. Trata-se da Vila do Idoso, que será possível devido a uma parceria com o Governo do Paraná.

A cidade metropolitana foi a escolhida pelo Governo do Estado, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), para receber o projeto. Será um conjunto habitacional especialmente desenvolvido para receber as pessoas com mais de 65 anos de idade, com todo o conforto e comodidade.

Segundo o projeto, que em breve sairá do papel, serão cerca de 30 casas especiais para abrigar a população carente de idosos da cidade. São imóveis feitos especialmente para esse público.

O prefeito Marcelo Puppi, de Campo Largo, destacou o motivo da cidade ser escolhida para a inauguração do espaço. “Nós tínhamos uma área, a ideia e as pessoas. Então, achei fundamental fazer a Vila dos Idosos aqui em Campo Largo. É uma obra revolucionária, com o apoio do Governo do Paraná, que em breve será anunciada pela governadora Cida Borghetti”, descreveu.

A área destinada pelo município para o projeto tem amplo espaço, no bairro Céu Azul.O prefeito explica como funcionará, administrativamente, a Vila do Idoso. “A casa não pertencerá ao idoso. Ele pagará uma pequena quantia para morar lá, sem ser o proprietário. Quando o idoso falecer, ela será cedida a outro idoso. Não haverá a transmissão do imóvel por hereditariedade”, destacou.

Segundo Puppi, o anuncio do início das obras será dado em primeira mão ao Jornal Metropolitano, da Rádio Banda B, que trouxe à tona o tema na sua última edição. “Não posso falar sobre o prazo, porque depende mais da Cohapar. Em breve, estaremos anunciando o início das obras. Avisarei aos ouvintes no momento certo”, disse.

Por mais Vilas dos Idosos

O professor da Universidade Federal do Paraná, Alessandro Fila Rozanelli, especialista em planejamento urbano, explicou que a população idosa é praticamente desassistida de políticas públicas. “Se a gente for olhar a tendência de envelhecimento pelo qual passa o nosso país, faltam medidas para esta população, que é desassistida”, afirmou.

Para o professor, a Vila dos Idosos, com casas adaptadas, é um projeto que deve servir como exemplo. “Existem estudos que apontam que se um idoso sofrer um acidente e cair, sendo hospitalizado, a chance dele falecer é muito alta. Neste sentido, projetos que adequem o espaço construído com o espaço público facilitam a vida dos idosos e diminuem o risco de morte. Eu costumo falar que se uma casa for projetada para o idoso, ela é projetada para todo mundo”, concluiu.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Projeto pioneiro, conjunto residencial em Campo Largo terá casas adaptadas aos idosos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.