Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo

copeldentroIncêndio atingiu subestação no bairro Santa Quitéria e apagão afetou vários bairros (Fotos: Danaê Bubalo – Banda B)

Um incêndio em uma subestação da Copel no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, deixou cerca de 72 mil domicílios sem luz no fim da tarde desta terça-feira (18). Até as 22 horas, pelo menos 30 mil domicílios permaneciam afetados. Uma atualização no número de afetados e informações sobre os danos causados pelo incêndio devem ser divulgados pela estatal no início da manhã desta quarta-feira (19).

Muitos moradores comentaram à Banda B que os funcionários da Copel demoraram muito para chamar o Corpo de Bombeiros. “Começou a sair muita fumaça preta e a luz acabou. Os funcionários ficaram meia hora tentando apagar as chamas e só então chamaram os bombeiros. Foram três caminhões que chegaram aqui para ajudar” explicou Maria Fernanda Cunha, que mora a uma quadra da subestação.

copeldentro2(Foto: DB – Banda B)

O subtenente Scrock, dos bombeiros, confirmou que existe uma brigada própria da Copel para controlar as chamas, mas foi necessário apoio. “Eles tentaram controlar, só que não conseguiram e nos chamaram. O fogo foi em um local muito confinado e uma área considerável do prédio foi destruída”, explicou.

Segundo a Copel, os bairros mais afetados com a queda de luz foram Santa Quitéria, Seminário, Água Verde, Centro, Portão, Rebouças e Batel. O trânsito ficou um caos devido a vários semáforos desligados durante o horário de pico. Nas Av. Iguaçu, Silva Jardim, Getúlio Vargas e Visconde de Guarapuava nenhum cruzamento tinha sinalização.

A Banda B aguarda o pronunciamento oficial por parte da Copel.