Da Redação

Mais de 100 mil pessoas foram atendidas nas agências da Caixa Econômica Federal do Paraná, no último sábado (20), no primeiro plantão com objetivo de tirar dúvidas sobre o saque de contas inativas do Fundo de Garantida do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com o superintendente regional da Caixa no estado, Renato Scalabrin, apenas na área de Curitiba foram 5,5 mil atendimentos.

Foto: Agência Brasil

“O sábado foi de bastante trabalho e ficamos bastante felizes com a procura. Foram muitas alegrias e presenciamos várias surpresas com o valor a ser liberado. Isso reforça a intenção do alívio imediato e a contribuição para a economia”, disse Scalabrin em entrevista ao radialista Geovane Barreiro.

Entre as principais dúvidas estão no calendário de liberação dos valores, documentação para o saque, o crédito em conta, verificação de saldo e questões de aposentadoria.

Os trabalhadores também podem tirar dúvidas pelo telefone 0800 726 2017 e no site das contas inativas, criado pela Caixa. Para ter acesso às opções da página, o trabalhador deve informar o número de inscrição do PIS e o CPF.

O governo anunciou a possibilidade do saque de contas inativas em dezembro do ano passado, em meio ao lançamento de um pacote de medidas para estimular a economia. Pode efetuar o saque o trabalhador que teve um contrato de trabalho finalizado até 31 de dezembro de 2015 e tenha saldo nessa conta.

O calendário de saques divulgado pela Caixa na semana passada leva em conta a data de aniversário do beneficiário. Antes das novas regras, o trabalhador podia ter acesso aos recursos de contas inativas do FGTS em alguns casos, como a aposentadoria ou a compra de um imóvel.

As agências da Caixa irão reabrir novamente na próxima sábado (18), das 9h às 15h.