O Departamento de Transporte Oficial do Estado do Paraná (Deto), da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, leiloou na semana passada 206 veículos sucateados e inservíveis, divididos em 151 lotes, com a arrecadação de R$ 754,5 mil. O resultado do primeiro leilão do ano foi 155% superior à avaliação inicial para os lotes, de R$ 295,8 mil.

Os leilões têm como objetivo cumprir a determinação do Governo de obtenção de recursos para auxiliar na renovação da frota. Também contribui para esvaziar pátios públicos que ficam abarrotados com veículos inservíveis e sucatas. Em 2012, foram realizados dois leilões, com a venda de 274 veículos e arrecadação superior a R$ 1,6 milhão.

Com parte desses recursos foram adquiridos, em 20 de fevereiro, 25 veículos para a renovação da frota da Secretaria da Administração e da Previdência. O governador Beto Richa já autorizou a realização de outro leilão, na primeira quinzena de abril, em Foz do Iguaçu, para a venda de mais 342 veículos inservíveis e sucatas.

O valor inicial desse leilão é de R$ 735 mil, com previsão da equipe do Deto de se obter aproximadamente R$ 1,5 milhão. Com os recursos remanescentes dos leilões efetivados em 2012, somados ao deste ano e ao que será realizado em Foz o governo fará novas compras, a partir de maio, continuando o processo de renovação.