Da SMCS

Aproximadamente 300 guardas municipais irão atuar diretamente nesta segunda-feira (16), dia do primeiro jogo da Copa do Mundo em Curitiba. A partida entre as seleções do Irã e da Nigéria acontecerá às 16 horas, no estádio da Arena da Baixada.

guarda-municipalAproximadamente 300 guardas municipais irão atuar diretamente no dia do primeiro jogo da Copa do Mundo. em Curitiba. (Foto: Divulgação)

“Cerca de 150 guardas irão compor o esquema de segurança ao entorno do estádio”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. O foco principal são as praças Ouvidor Pardinho e Oswaldo Cruz, além dos pontos de Vistoria Veicular (PVV).

Outros 80 guardas, divididos em turnos, atuam diretamente na área da Fan Fest, que está sendo realizada na Pedreira Paulo Leminski, no bairro Pilarzinho. “Nos parques próximos à Pedreira, como o Tanguá e o São Lourenço, também estamos com o nosso efetivo reforçado”, disse o diretor.

Na segunda-feira, 30 guardas municipais estão destacados para atuarem no efetivo de motocicletas, com o objetivo principal de escoltas de autoridades e seleções. Há ainda servidores escalados para atuar no Comando de Defesa de Área (CDA), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e nos caminhões de controle móvel.

Treinamento

Desde o início do ano passado, um total de 385 guardas municipais de Curitiba participaram de 24 treinamentos em áreas diversas, visando o mundial. Eles estão preparados para atuar, em parceria com outras forças de segurança.

“O maior legado que ficará para Curitiba na área de segurança será a perfeita integração entre as várias forças”, disse Frederico. A Guarda Municipal compõe a Comissão Estadual de Segurança e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), criada pelo Ministério da Justiça em 2012, que reúne 45 instituições com o objetivo de criar protocolos de ação para a Copa do Mundo.

O grupo destacado da Guarda Municipal de Curitiba para atuar diretamente no mundial já passou por treinamentos de Gerenciamento de Crise, Planejamento Operacional, Policiamento em Estádio de Futebol, Segurança a Dignatário e Escolta, Batedores e Segurança de Dignatários, entre outros.