A partir do dia 25 de fevereiro, os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), residentes em Guaratuba, poderão realizar serviços relacionados à primeira habilitação, como abertura de processo, prova teórica e exame prático de direção diretamente na cidade. Até então, os candidatos da região precisavam se deslocar até a 3ª Ciretran, em Paranaguá, para realizar esse tipo de serviço.

“O principal beneficiado é o cidadão, que pode dar entrada e continuidade ao processo de primeira habilitação onde for mais adequado ou próximo de sua casa ou do trabalho. O motorista evita deslocamentos desnecessários e tem mais comodidade”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A integração faz parte de um projeto de descentralização que a autarquia desenvolve desde 2011, em todo o Estado, com a implantação de novos serviços em postos de atendimento e Ciretrans.

“A intenção é disponibilizar os serviços de veículo e habilitação em todas as Ciretrans, aumentando assim a capacidade de atendimento aos motoristas e candidatos para garantir um atendimento mais ágil e rápido”, explicou o assessor de assuntos operacionais, Abdo Tarbine.

No ano passado foram abertos 4,9 mil processos de primeira habilitação em Paranaguá. Somente em janeiro deste ano o número já ultrapassa 800 processos. A 99ª Ciretran fica na Rua Carlos Mafra, 184 Centro – Guaratuba.

CLINÍCA MÉDICA – Além dos novos serviços oferecidos na Ciretran, os candidatos contam ainda com uma clínica credenciada para a realização dos exames médicos e psicológicos. O local que está em funcionamento desde novembro de 2012 está apto a atender candidatos de Guaratuba e Matinhos. A Avaliar Clínica de Avaliação Médica e Psicológica fica na Rua Antônio Alves Correia, nº 109, no centro da cidade.