Da Redação

Foto: Divulgação UFPR

Foto: Divulgação UFPR

Cerca de 59 mil estudantes realizam as provas do vestibular 2015/2016 da UFPR neste domingo (08). Esta é a primeira fase do processo seletivo que, mais uma vez registra recorde de inscritos. A Urbanização de Curitiba (Urbs), que preparou um esquema especial para atender os concorrentes a uma das 4.886 vagas na instituição.

Confirmando a tradição de ser um dos cursos de graduação mais concorridos do concurso, Medicina ocupa o primeiro lugar da lista, com uma relação candidato-vaga de 66,44. Os outros três cursos mais concorridos são: Direito – Matutino (32,16), Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – MN (28,19) e Medicina Veterinária (27,31).

No total, a UFPR terá 6.815 vagas disponibilizadas para 2016. Isso porque outras 1.929 oportunidades de ingressar na Universidade serão possíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que ocorre em janeiro, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). Pelo vestibular próprio, das 4.866 vagas, metade será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública. De acordo com esse sistema de cotas, as vagas destinadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas estarão incluídas dentro dessa reserva.

Cuidado

Neste domingo, os portões serão abertos às 12h30, fechando pontualmente às 13h30. As provas têm início às 14h, com duração de cinco horas.

Os vestibulandos devem ficar atentos a informações importantes sobre o dia. Para entrar na sala de provas, o candidato deverá levar o seu material (lápis, caneta esferográfica transparente de tinta preta escrita grossa e borracha), e apresentar o comprovante de ensalamento e um documento oficial de identidade com foto recente, ou fotocópia desse documento autenticada em cartório.

Transporte Coletivo

No domingo, além de linhas regulares, haverá também as especiais e de reforço, garantindo o deslocamento dos candidatos, para que cheguem nos horários previstos aos diversos locais de provas.

Confira as linhas disponíveis:

EM DIREÇÃO À PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC

Especial José Loureiro/PUC – Saídas às 10h323 e 10h52, da Rua José Loureiro, entre Alameda Doutor Muricy e Rua Desembargador Westphalen. Ônibus aguardam fim das provas no pátio da PUC para retorno.

Especial Bom Retiro/PUC – saída às 9h55 do ponto Bom Retiro para a PUC.

Especial Universidades – em direção à PUC, ônibus saem às 10h02 e 10h50 do ponto Raquel Prado.

Linha Direta Especial PUC – Reforço – Ligeirinhos seguem até a PUC, às 9h55 e 10h18, saindo da estação-tubo Centro Cívico.

Interbairros I – sentido horário – Reforço – ônibus híbridos saem do ponto Prefeitura, em direção à PUC, às 10h15. Esaídas dos ônibus Hibribus, em direção à PUC, da Rua Tapajós, às 10h11 e 10h41.

Interbairros I – sentido anti-horário – Reforço – em direção à PUC, saídas dos Hibribus, às 10h45, do ponto Prefeitura.

EM DIREÇÃO À UNIVERSIDADE POSITIVO, NO CAMPO COMPRIDO

Especial Universidade Positivo – Os ônibus deixam o Terminal Campo Comprido às 10h, 10h30 e 11h, em direção à universidade.

OUTRAS LINHAS QUE LEVAM AOS LOCAIS DE PROVA

Interbairros II – Reforço – ônibus com vários destinos a partir das 10h30, com saídas do Terminal Hauer. A partir das 10h30, saídas do Terminal Cabral, com percurso a definir. No mesmo horário, saída do Terminal Capão Raso e Terminal Campina do Siqueira.

Especial Interbairros V – Atende prioritariamente os vestibulandos inscritos na PUC. A partir das 10h20 e às 10h52, saídas de carros do Terminal Fazendinha, no sentido dos terminais Portão e Oficinas.

Às 10h11 e 10h34, os ônibus articulados saem do Terminal Oficinas em direção ao Terminal Portão/Fazendinha. Esses carros atendem candidatos que vão ao Centro Politécnico, PUC e Faculdades Curitiba. Às 10h30, saídas do Terminal Portão.

Os ônibus dessa linha, às 9h54 e 10h107, ligam o Terminal Fazendinha aos terminais Portão e Oficinas.

Alto Boqueirão – Reforço – a partir da 10h30, saídas do Terminal Capão Raso, sentido bairro.

Especial Linha Direta Inter 2 – Reforço – No sentido anti-horário, Ligeirinhos saem às 9h33 do Terminal Capão Raso;às 9h43, saída do Terminal Campina do Siqueira, no sentido horário; saídas do Terminal Cabral -no sentido horário, às 9h54; no sentido anti-horário, às 9h50. No sentido anti-horário, às 9h57 saída do Terminal Campina do Siqueira. No sentido anti-horário, saída do Terminal Hauer, às 9h29. No sentido horário, às 10h03, Ligeirinho sai do Terminal Hauer em direção ao Centro Politécnico.

A linha tem ainda duas saídas, no sentido horário, às 9h47 e 10h03, do Terminal Capão Raso. Atende a maioria dos inscritos no Centro Politécnico. No sentido horário, a saída desse terminal é às 9h49.

Cabral/Portão – Reforço – às 9h47 e às10h14, saídas do Terminal Cabral em direção ao Terminal Portão. Às 10h30, do Terminal Cabral com sentido a definir. Nos dois casos, os ônibus atenderão prioritariamente os candidatos que farão provas na PUC.

Especial Expresso Santa Cândida/Capão Raso – Reforço – às 10h30, saída do Terminal Cabral. Do Terminal Portão, os expressos saem às 10h30.

Especial linha convencional Sagrado Coração – Reforço – às 10h30, saída da Praça Santos Andrade em direção ao Terminal Bairro Alto.

Especial Linha Direta Bairro Alto/Santa Felicidade – Reforço – o ônibus Ligeirinho sai do Terminal Bairro Alto às 10h30. No mesmo horário, saída da Praça Tiradentes em direção ao Terminal Bairro Alto.

Especial Linha Direta Centro Politécnico – Ligeirinhos saem às 10h e 10h10 da estação-tubo Círculo Militar, e vão até a estação-tubo Jardim das Américas, no Centro Politécnico. Leva candidatos que fazem provas no Centro Politécnico e na Sede Botânico, da Universidade Federal do Paraná.

Especial Estudantes – O ônibus sai às 10h do ponto que fica em frente ao Passeio Público, em direção ao Jardim das Américas.

Especial Santa Bárbara – Reforço – Saída às 10h30, da Praça Rui Barbosa.

Especial Solitude – Reforço – saída em direção à BR-277, região do Centro Politécnico, às 10h30, da Praça Carlos Gomes.

Especial Linha Direta Boqueirão/Centro Cívico – URBS define o sentido de tráfego do Ligeirinho que às 10h30 sai do Terminal Hauer.

Convencional Itamarati – Reforço – às 10h30, saída em direção ao bairro, do Terminal Hauer.

Cabral/Portão – Reforço – quem faz provas nas sedes do Jardim Botânico da Universidade Federal, conta, às 10h01, com o reforço da linha, embarcando do Terminal Portão em direção ao Terminal Cabral.

Especial Campina do Siqueira / Colégio Paranaense – do terminal ao colégio, com saída do ônibus às 10h.