A cidade de Campo Largo sedia neste sábado (09) a sua primeira Caminhada Internacional na Natureza. O passeio tem como roteiro as colônias polonesas localizadas na região e conta com visita a pontos turísticos, propriedades da agricultura familiar, pastagens e lavouras.

O projeto, desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Emater Paraná desde 2005, vem crescendo a cada ano. Em 2012 foram realizadas 69 caminhadas e para este ano a previsão já é de 80. Na primeira edição de 2013, em Catanduvas, mais de 250 pessoas participaram.

De acordo com Antônio Ricardo Milgioransa, coordenador estadual de Turismo Rural da Emater, o projeto evolui porque gera grandes benefícios às regiões participantes. “A caminhada divulga o turismo da região, a agroindústria, o artesanato, as belezas naturais de cada local. Isso agrega renda ao município”, explica, lembrando que o caminhante pode se tornar um consumidor em potencial, voltando à comunidade outras vezes para usufruir da estrutura turística rural oferecida.

COLÔNIAS POLONESAS – A caminhada em Campo Largo abrange o roteiro turístico realizado nas Colônias Polonesas da região, um local repleto de áreas rurais e com forte apelo paisagístico. Um motivo a mais para a diversão das mais de 200 pessoas esperadas para o evento.

A concentração dos participantes acontece na Igreja do Figueiredo, com saída prevista para as 8h30. Durante os 10 quilômetros de caminhada será distribuído água e haverá três postos de descanso, além de oportunidades para adquirir produtos coloniais e de artesanato.

Há também a opção de fazer uma visita ao museu histórico da Comunidade Colônia D. Pedro II e aproveitar diversos passeios oferecidos, como o de carroça e no lago. Outra oportunidade para os caminhantes são o café rural e o almoço com comidas típicas da região, a serem realizados frente a paisagens marcantes do trajeto.

Serviço: 1ª Caminhada Internacional na Natureza.

Dia: 09 (sábado).

Local de concentração: Credenciamento – Igreja Figueiredo.

Café Rural: 7h30 – R$ 8,00 por pessoa – Igreja Figueiredo.

Previsão de saída: 8h30 – alongamento e início da caminhada.

Almoço: 12h – Restaurante Nova Polska – Valor: R$ 25, 00 por pessoa (sem bebida).

Reservas de café e/ou almoço – depósitos até dia 07/03/2013

Caixa Econômica – Agência: 1633 (operação 013) / Conta: 30.334-4.

Mais informações: (41) 3292-8523 – Secretaria de Desenvolvimento Rural.