OPrêmioJovem Cientista de 2013 terá como tema “Água: desafios da sociedade”. A Sanepar é uma das incentivadoras do prêmio instituído em 1981 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de reconhecer, estimular e incentivar novos talentos da ciência, além de dar visibilidade a temas importantes. As inscrições serão abertas no dia 6 de maio. Os vencedores receberão mais de R$ 700 mil em premiações em dinheiro, laptops, viagens e bolsas de estudo.

Podem participar estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação e jovens doutores oriundos de instituições públicas ou privadas de ensino. São quatro categorias: mestre e doutor, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional. Professores podem solicitar o kit pedagógico para melhor orientar alunos interessados na premiação. As solicitações devem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (21) 3232-8898 e (21) 3232-8817.

O website www.jovemcientista.cnpq.br estará no ar a partir de 6 de maio. Até lá, é possível obter informações sobre o prêmio em facebook.com/premiojovemcientista. As inscrições vão até o dia 31 de agosto.

ESCOLHA – O tema escolhido está alinhado à Política Nacional de Recursos Hídricos do Governo Federal e ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Unesco.

Anualmente, é indicado para premiação um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, definido pelo CNPq e pelos parceiros Gerdau, GE e Fundação Roberto Marinho. “Os temas devem ter prioridade nacional, atender a políticas públicas do Governo Federal e ter relevância para a sociedade brasileira”, explica Rita de Cássia da Silva, chefe do Serviço dePrêmiosdo CNPq no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.