A Prefeitura de Curitiba inicia nesta quinta-feira (4) uma série de consultas públicas para discutir as prioridades para o orçamento municipal de 2014. O tema do primeiro encontro, que acontecerá na Administração Regional da CIC, com a presença do prefeito Gustavo Fruet e de todos os secretários. A audiência também será transmitida pela internet, através das redes sociais da prefeitura.

De acordo com o secretario municipal de Planejamento, Fabio Scatolin, o objetivo dos encontros é aproximar a prefeitura das regionais e ouvir população. “Dentro das possibilidades vamos tentar saber o que é prioridade para a população e levar para a discussão do orçamento. Decidimos começar pela saúde devido aos vários problemas que ela enfrenta hoje em nossa cidade”, comentou.

Segundo ele, alguns desses problemas já são esperados e o prefeito Gustavo Fruet irá ouvir todos para definir prioridades. “Hoje temos problemas no atendimento básico, na área hospitalar para saber o que o curitibano quer que nós façamos”, disse.

As consultas prosseguem até o dia 17 de abril, cada uma num bairro da cidade. Esta semana, na sexta-feira, acontecerá ainda a consulta sobre meio ambiente. O calendário será retomado na próxima segunda-feira, dia 8, com o tema “mobilidade. A pauta das reuniões inclui, além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, o plano plurianual para o próximo período de quatro anos.

O conteúdo resultante das consultas servirá de base para o documento final da LDO, que será enviado no dia 15 de maio para votação da Câmara Municipal. Antes disso haverá uma audiência pública, entre os dias 10 e 13 de maio, para consolidar a proposta orçamentária.