Da Redação

Uma polêmica aconteceu nas redes sociais nesta quinta-feira (7). Tudo por causa da velha polêmica: o aeroporto Afonso Pena fica em São José dos Pinhais, mas é de Curitiba?

A pendenga digital começou quando a Prefeitura de Curitiba postou no facebook uma mensagem que diz que trata o Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana, como “aeroporto de Curitiba”. A notícia fazia referência ao 1º lugar no ranking nacional em pesquisa do Serviço de Aviação Civil alcançado pelo Afonso Pena, entre os melhores  aeroportos do país.

Imediatamente, a Prefeitura de São José reagiu.

facedentro

Postagem da Prefeitura de São José dos Pinhais respondendo a de Curitiba (Foto: Reprodução Facebook)

No título da postagem feita pela manhã, a Prefeitura de Curitiba afirmou: “Aeroporto de Curitiba é considerado o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros”. Durante a tarde, veio a reação: “No caso, o Aeroporto INTERNACIONAL de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS é considerado o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros. O Aeroporto do Bacacheri não foi citado na pesquisa”, disse o perfil de São José dos Pinhais usando a postagem feita no site da Prefeitura de Curitiba.

O perfil na rede social de Curitiba não respondeu ao de São José dos Pinhais. Por sua vez, alguns internautas fizeram comentários nas postagens. Teve a turma do deixa disso e a dos ‘isqueirinhos’, que queriam ver o circo pegar fogo.

O facebook da Prefeitura de Curitiba passou a chamar atenção na rede social pelo jeito diferente de interagir com os internautas. Com o tempo, a nova prática causou reações diferentes, alguns amam e outros acham que há um exagero nas informalidades. Interações com perfis de outras prefeituras sempre acontecem, como no dia em que foi disputada a posse de uma capivara com a Prefeitura de Santos, mas dessa vez o papo não foi para frente.

O Aeroporto

A argumentação para o Afonso Pena ser chamado de Aeroporto Internacional de Curitiba é que ele só existe por conta da população da capital, que é a maioria a usá-lo. Inclusive, a sigla na Infraero é CWB, referência à capital paranaense.

Por outro lado, até uma campanha  já foi feita nas redes para mudar o nome do Afonso Pena para Aeroporto de São José dos Pinhais. A campanha começou com uma iniciativa da própria prefeitura, mas não conseguiu respaldo para a mudança do nome.