A Prefeitura de Curitiba está contratando 236 novos professores de docência I, aprovados em concurso público, para trabalhar em escolas municipais em turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os profissionais farão a substituição de professores da rede municipal de ensino que foram aposentados ou exonerados. Com as novas nomeações, chega a 367 o número de professores contratados este ano pela administração municipal.

Parte do grupo, quase 80 professores, assumirá as funções já em 8 de abril. O restante deverá iniciar atividades em salas de aula após 22 de abril, depois da apresentação de documentação e exames admissionais.

A secretária municipal de Recursos Humano, Meroujy Cavet, explica que com os novos contratados, a Prefeitura de Curitiba equilibra o quadro do magistério municipal. “A substituição dos servidores que deixaram a rede tem sido possível a partir de um grande emprenho da administração municipal para garantir que o quadro das escolas não fique em aberto”, disse Meroujy.

Esta é a terceira contratação de professores que a Prefeitura de Curitiba realiza neste ano. Em janeiro foram contratados 75 profissionais, aprovados em concurso público e em procedimento interno de mudança de área de atuação promovido pela Secretaria Municipal da Educação.

Com as novas contratações, os professores que já pertenciam à rede puderam assumir em escolas como pedagogos, reforçando o plano pedagógico das unidades. A mudança na área de atuação é aberta aos profissionais do magistério, que trabalham como professores e que possuem formação superior em pedagogia.

Docência

Também já foram contratados neste ano outros 56 professores de docência II, para assumirem turmas de 6º ao 9º ano, em disciplinas de História, Inglês, Geografia, Ciências, Educação Artística, Português, Matemática, e professores de Educação Física, para toda a rede.

“A ampliação no quadro de profissionais da rede municipal de ensino está entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Curitiba para garantir avanços na qualidade do ensino”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Além de novos professores, a Rede Municipal da Educação ampliou também o número de educadores, que trabalham com crianças de 0 a 5 anos, na educação infantil.

Na primeira quinzena de março foram convocados 40 candidatos aprovados para o cargo de Educador, em concurso público realizado pela Prefeitura de Curitiba em 2012. Um grupo de 17 educadores tomará posse em 1° de abril e iniciará as atividades após participarem de uma integração funcional promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

Eles ainda receberão formação profissional, organizada pela Secretaria Municipal da Educação. Os demais convocados serão chamados em breve.