Prefeitos das regiões Norte e Norte Pioneiro elogiaram nesta sexta-feira (22/02) a postura municipalista da gestão do governador Beto Richa, que esteve nas cidades de Santo Antonio da Platina, Tomazina e Bandeirantes, para confirmar investimentos nas áreas de energia, habitação, agricultura, desenvolvimento social e saneamento. “A minha recomendação é para que toda nossa equipe atenda da melhor forma possível às necessidades dos municípios, principalmente os menores e menos desenvolvidos”, disse.

Richa participou da posse do prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, na presidência da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), e do prefeito de Tomazina, Guilherme Saliba Costa, na presidência da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

Os prefeitos ressaltaram o paoio que têm recebido do Estado e disseram que atualmente há diálogo e entendimento entre governo e municípios. “As nossas administrações precisam do apoio incondicional do Estado para executar as políticas públicas. Atualmente, temos um governo que respeita e busca atender as nossas necessidades”, avaliou o prefeito de Bandeirantes.

Para o prefeito de Tomazina, a aproximação com o Estado tem possibilitado avanços para a região. “Hoje podemos dizer que o Norte Pioneiro está recebendo a atenção que merece. Durante anos sofremos com um governo que não dialogava e não atendia às necessidades, principalmente dos pequenos municípios”, disse Saliba Costa.

Ele comentou a facilidade que os prefeitos têm, atualmente, para serem atendidos pelos secretários de Estado. “Sabemos que as portas do governo estão abertas. Temos reuniões periódicas com todos os secretários. Isso tem resultado em grandes avanços para todos”, afirmou o prefeito de Tomazina.

Richa disse que é fundamental a parceria com as prefeituras. “Hoje, os prefeitos paranaenses podem avalizar que nesse governo não temos medido esforços para fazer uma gestão municipalista, com diálogo e sem retaliações”, afirmou.

O prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro, também comentou a parceria com o governo estadual. “A esperança que nós tínhamos de um Governo do Estado parceiro dos municípios está se confirmando. O Beto Richa é o único governador dos últimos tempos que está investindo na região”, disse.

OBRAS – Na agenda no Norte Pioneiro, o governador anunciou obras para melhoria do fornecimento de energia. Em Santo Antonio da Platina a Copel aplicará R$ 11,5 milhões na instalação de nova linha de transmissão. Tomazina e Bandeirantes também receberão obras na rede elétrica.

Na área de habitação, Richa assinou ordens de serviço para construção de unidades habitacionais em Santo Antonio da Platina, Tomazina, Bandeirantes, Abatiá, Jacarezinho, Curiúva, Ibaiti, Itararé, Congonhinhas e Nova Santa Barbara. Serão construídas 351 casas com investimento total de R$ 10,5 milhões.

O recém-eleito prefeito de São José da Boa Vista, Pedro Krones, também destacou o bom diálogo com o governo estadual. “Com apenas 60 dias de gestão já tenho sido muito bem atendimento pela estrutura do Estado. Agradeço a parceria com nossa administração”, disse o prefeito.

Iniciando o segundo mandato, o prefeito de Wenceslau Brás, Atahyde dos Santos, afirmou que o governo estadual tem dado atenção especial às áreas mais carentes dos municípios como geração de emprego, transporte escolar e recape asfáltico. “Hoje, temos com o Estado um convívio ótimo de parceria e bons resultados, um entrosamento aos qual esperamos dar continuidade”, disse.

Acompanharam o governador na região os deputados estaduais Pedro Lupion, Alexandre Curi e Luiz Eduardo Cheida, além dos deputados federais André Vargas e Pastor Oliveira.