Os contribuintes de Curitiba que desejam pagar à vista o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) têm até esta quarta-feira (13) para isso. O prazo, que se encerraria na última segunda-feira (11), foi estendido para a quarta-feira de Cinzas, devido ao feriado de Carnaval. A quitação antecipada do valor do total do imposto dá direito a um desconto de 6%.

Segundo balanço da Secretaria de Finanças, 11,93% de um total de 565.958 contribuintes fizeram o pagamento à vista, até a última sexta-feira (8). A previsão é que, até quarta, 36,5% efetuem o pagamento, média histórica de recolhimento antecipado nos últimos 12 anos.

O imposto também pode ser pago em dez parcelas, de fevereiro a novembro, com vencimentos entre os dias 11 e 15 de cada mês. Para o débito em conta corrente, a primeira parcela será debitada no dia 22 de fevereiro.

O reajuste do imposto em 2013 foi de 5,53%, o mesmo do IPCA acumulado nos últimos 12 meses. A expectativa da Prefeitura é de arrecadar R$ 447 milhões com o IPTU.

Carnês

Os 576 mil carnês foram distribuídos até o fim de janeiro. Os contribuintes que não receberam, deverão buscar a segunda via, mas não precisam necessariamente procurar a sede da Prefeitura. Basta ter o número da Indicação Fiscal do Imóvel, que pode ser localizado em carnês do IPTU de anos anteriores, e acessar o endereço na internet http://www2.curitiba.pr.gov.br/gtm/iptu/carnet.

A solicitação também pode ser feita nos Núcleos da Secretaria Municipal de Finanças nas Ruas da Cidadania e no prédio central da Prefeitura. Na internet, a segunda via pode ser obtida a qualquer hora. Nas Ruas da Cidadania e na Prefeitura o atendimento é feito das 8h às 17h, com distribuição de senhas.
Mais informações sobre o IPTU também podem ser obtidas pelo telefone 156