O quinto boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), diz que a qualidade das águas no interior do Estado são as melhores desde o início da temporada, e pela primeira vez todos os pontos monitorados pelo órgão são considerados próprios para banho. Já nas praias do Paraná, existem dez pontos impróprios para banho.

Segundo o IAP, as análises do IAP mostram que os resultados se mantiveram os mesmos da última semana, variando em poucos pontos devido às chuvas que caíram neste final de semana. Dos 90 quilômetros da costa litorânea, apenas dois quilômetros são considerados impróprios para banho. Na Ilha do Mel foi constatado um ponto impróprio que fica na praia de Encantadas, e outros três nos rios Nunes e Nhundiaquara, nos municípios de Morretes e Antonina.

Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação, pois esses são mais suscetíveis à variação da qualidade da água.

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta.Tá feia a coisa viu. Está mais para zoológico do que Unidade Saúde. Faz tempo que não vão limpar aquilo lá viu. Se formos muito cedo tem que levar uma foice e uma carabina para matar um tigrão no meio do mato.

Confira os locais impróprios para banho:

Paranaguá (Ilha do Mel)
– Encantadas, à direita do Trapiche (250m)

Pontal do Paraná
– Praia de Leste (Rua Baronesa do Cerro Azul)

Matinhos
– Balneário Solymar (180m à direita do Camping Club).
– Balneário Flamingo (Av. Curitiba/rotatória)
– Mercado de Peixes
– Caiobá (em dois pontos de medição: Rua Londrina e Rua Jacarezinho)

Guaratuba
-Caieiras (Rua Frederico Nascimento)
– Rua Generoso Marques
– Balneário Brejatuba (Rua Pedro Álvares Cabral).