SMCS

A programação que marca o Mês da Consciência Negra e dos Direitos Humanos terá várias atividades e eventos de destaque nesta semana. Neste domingo (16), acontece na Praça de Bolso, das 14h às 19 horas, a atividade A rua é nossa!. O evento pretende reunir a comunidade negra, grupos de haitianos e lideranças de direitos humanos para participar das atividades entre as Ruas São Francisco e Riachuelo.

Entre as atividades programadas estão uma roda de conversa para debater temas relacionados, exposição de arte negra, oficinas de tranças afro, além de apresentações de Hip Hop, dança, capoeira, música e artesanato.

Como parte da programação e a convite do prefeito Gustavo Fruet, o embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chérubin, participa, nesta segunda-feira (17) às 15 horas, de um encontro com a comunidade haitiana radicada em Curitiba e região e lideranças de promoção e defesa dos direitos humanos. O encontro será realizado no Salão Brasil e os participantes pretendem discutir formas de inclusão social e educacional dos haitianos no país.

Entre os principais pontos de interesse estão o atendimento pela rede pública de saúde e o reconhecimento da graduação no Brasil que muitos haitianos imigrantes possuem. Um dos principais objetivos é o de obter o reconhecimento para que os haitianos aqui estabelecidos possam dar continuidade aos estudos.

Na terça-feira (18), será realizado o 3º Seminário Pró-Equidade de Gênero e Raça, no Salão de Atos do Parque Barigui. Pelo terceiro ano, o seminário é promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Promovida pela Assessoria de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Prefeitura, a programação completa do Mês da Consciência Negra e dos Direitos Humanos, que prossegue até 10 de dezembro, pode ser acessada pelo link: http://www.curitiba.pr.gov.br/multimidia/00155682.pdf.