Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

(Fotos: Letícia Silva – Colaboração Banda B)

Uma mulher de aproximadamente 40 anos ficou ferida após um poste com uma luminária cair sobre a sua cabeça, no início da tarde desta sexta-feira (9). De acordo com Letícia Silva, funcionária de uma corretora na Rua XV de Novembro com a João Negrão, a vítima teve sorte e sofreu apenas ferimentos leves.

“Ela tinha ido buscar marmita para funcionárias e com o vento caiu o poste na cabeça dela, bem na XV com a João Negrão. Por sorte, foi a parte da luminária que pegou a cabeça e ela teve ferimentos leves. Acho que vai levar alguns pontos, mas só isso”, descreveu Letícia à Banda B.

Ainda de acordo com Letícia, é importante que a Prefeitura de Curitiba vá ao local para avaliar os outros postes. “Eles também estão balançando e podem cair. Alguma coisa precisa ser feita ali, antes que aconteça uma tragédia”, concluiu.

A vítima foi encaminhada ao Hospital Cajuru com um corte na cabeça e sem risco de morte. A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba que informou que a primeira preocupação é com a vítima do acidente, que está internada no Hospital Evangélico. Por isso, a prefeitura mobilizou o Distrito Sanitário Matriz para fazer o acompanhamento do caso e prestar assistência à família, tanto durante o internamento quanto posteriormente, caso seja necessário.

Além disso, a Prefeitura informa que:

– uma equipe de manutenção do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas foi até o local realizar vistoria e a retirada do poste. Neste primeiro momento, é possível dizer que uma rajada incomum de vento canalizada contribuiu para o incidente. Porém, uma conclusão precisa sobre as causas depende de parecer que será elaborado por técnicos da secretaria, visando identificar o ponto de rompimento do poste.
– a manutenção dos postes republicanos na cidade é executada periodicamente, incluindo a revisão da estrutura, além da troca de relês e lâmpadas.
– Como consequência dos fortes ventos que têm sido registrados na cidade, a vistoria nos postes republicanos para analisar a estrutura dos equipamentos da região será antecipada, com início previsto para o dia 15 deste mês;
– Além da manutenção rotineira, está sendo preparada uma ação de revitalização e melhoria da eficiência energética dos postes republicanos na Rua XV e nas praças próximas. O projeto também contempla a substituição dos tirantes de fixação.
– 152 postes republicanos com duas luminárias totalizando 304 lâmpadas de vapor metálico de 250W estão distribuídos no calçadão da Rua XV;
– Existem 1037 postes republicanos na cidade, nas praças centrais, Passeio Público, Rua Comendador Araújo, Avenida Cândido de Abreu, Praça N.S. Salete, Rua Senador Alencar Guimarães, Parque Tanguá, e outros distribuídos em diversos bairros da cidade.