Por Felipe Ribeiro

Foto: Antônio Nascimento - Banda BFoto: Antônio Nascimento – Banda B

A possibilidade de fortes temporais a partir da manhã de sexta-feira (31) já preocupa moradores da Grande Curitiba e coloca em alerta a Defesa Civil do estado. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a mudança no tempo se deve a aproximação de uma nova frente fria que se desloca entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Neste começo de tarde de quinta-feira, chuvas já ocorrem em toda metade oeste do Paraná.

Se acordo com a meteorologista Sheila Radmann da Paz, o ambiente aquecido da última semana potencializa uma região mais instável e os temporais podem chegar à Curitiba até o final da tarde de sexta-feira. “Pela manhã já podemos ter chuvas ocasionais, mas a princípio ela deve chegar com força no período da tarde”, disse.

Ainda pela manhã, o Simepar registrou ventos de até 60 Km/h nas proximidades do Aeroporto de Foz do Iguaçu. Na região não se descarta a ocorrência de granizo ainda na tarde desta quinta.

Por volta das 14h15, os termômetros da capital paranaense batiam a marca dos 32°C, uma das mais altas do estado.

Alerta redobrado em Campo Largo

Na cidade mais afetada, Campo Largo, na região metropolitana da capital, o alerta é redobrado, já que na chuva do último dia 17, 110 mil pessoas foram afetadas. Duas semanas depois, a cidade segue em processo de recuperação e a Prefeitura segue em busca de doações para a população.