Da Redação

Os 57.068 inscritos no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ou quase isso, uma vez que a taxa de ausentes fica normalmente em 10%, inciaram a prova às 14h deste domingo (2). De acordo com a instituição, os candidatos vão disputar as 6.755 vagas vagas distribuídas em 117 cursos.

Além de Curitiba, este ano a prova acontece também nos campus de Matinhos, Jandaia do Sul e Palotina. Em Curitiba os candidatos serão distribuídos em 33 locais, sendo que a maior concentração é na Pontifícia Universidade Católica, com 11.675 vestibulandos. Medicina é o curso mais concorrido, com 59,09 candidatos para cada uma das 133 vagas. Depois vem Publicidade e Propaganda, com 30,86 candidatos, e Psicologia, com 29,45.

vestibularProvas terão duração de quatro horas (Foto: UFPR)

Em entrevista à Banda B, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, comemorou o número recorde de inscritos e falou sobre as datas para as divulgações de gabarito e resultado. “Tomamos todos os cuidados para que aconteça um vestibular muito tranquilo e seguro. Amanhã às 20h será divulgado o gabarito, no dia 24 o resultado e a segunda fase está marcada para os dias 30 de novembro e 1° dezembro”, descreveu.

O reitor também destacou que nos últimos anos a UFPR tem recebido mais estudantes de classes menos favorecidas, devido ao programa de cotas. “Isso nos faz aumentar a preocupação em acolher bem estes estudantes. Estamos fazendo atividades em contra-turno entre outras coisas para recebê-los”, disse.

Um balanço com o número exato de estudantes que não compareceram será divulgado até o fim da tarde de hoje. As provas, que começaram às 14 h, terão cinco horas de duração e os candidatos devem responder 80 questões de conhecimentos gerais, no formato de múltipla escolha.

Notícia Relacionada:

PUCPR divulga nesta segunda-feira resultado do Vestibular de Verão 2015