Dois vídeos produzidos por alunos do ensino médio, orientados por professores do Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba, foram premiados no projeto Festival Nacional de Vídeos da Internet, do portal educacional Em Diálogo.

Alunos e professores irão a Brasília entre os dias 10 e 11 de abril para receber o prêmio de 2ª lugar na categoria Júri Oficial, com o vídeo “Ahh, Sei que Lah!!” e o prêmio especial do júri como o trabalho “Queria não lembrar que existiu”.

A diretora do período da tarde e professora de geografia, Liviane Nunes Rios, disse que a ideia foi desenvolvida dentro do projeto Ensino Inovador, que engloba atividades extracurriculares, entre elas o audiovisual. Ao saber do concurso pelo site emdialogo.com, a professora enviou o material dos alunos.

“A temática de ambos os vídeos é pedagógica e todo o trabalho, desde a elaboração do roteiro, gravação e edição, foi feito de maneira conjunta, com uma grande interação entre alunos e professores”, destacou Liviane.

A aluna Einara Gonzaga, do 3º ano do Ensino Médio, que participa do vídeo “Queria lembrar que não existiu” (vencedor na categoria prêmio especial do Júri) disse que a ideia do roteiro veio de um dos seus colegas de turma, e foi desenvolvida em grupo.

Essa não foi a primeira vez que Einara trabalhou com audiovisual no colégio. O professor de Artes, Jeferson Araújo, um dos coordenadores da produção dos dois vídeos premiados, usa vídeo como ferramenta de aprendizado pedagógico na disciplina.

A motivação é tanta que a estudante pensa em fazer um curso que envolva o audiovisual assim que concluir o Ensino Médio. “As aulas que envolveram esses recursos me fizeram criar interesse pela área de filmagem”, disse Einara.

Alguns dos 15 alunos e os dois professores que produziram o vídeo irão a Brasília no próximo dia 20 de março para exibir os trabalhos para o público, e também para dividir a experiência com outros colégios vencedores.

Além da viagem à capital federal como forma de premiação, o colégio ganhou uma câmera digital, troféus, certificado e camisetas.

Assista aos vídeos:

Ahh sei lá!!!

www.emdialogo.uff.br/festival/videos/4485

“Queria Lembrar que não Existiu”

http://www.emdialogo.uff.br/festival/videos/4484www.emdialogo.uff.br/festival/videos/4484

Site do concurso

www.emdialogo.uff.br/festival-imagens-emdialogo