A população pode acompanhar a gestão das escolas da rede estadual do Paraná e saber como diretores e diretoras estão aplicando os recursos do Fundo Rotativo, repassados pelo Governo do Estado para a manutenção das escolas e aquisição de materiais.

Para acompanhar as despesas da escola basta acessar a página www.consultaescolas.pr.gov.br. O cidadão seleciona um município do Paraná e escolhe em uma lista a escola a ser consultada. Para cada uma delas a ferramenta apresenta uma série de tópicos, desde recursos humanos até os investimentos recebidos, como para merenda e reparos.

O coordenador de Apoio Financeiro da Rede Escolar, Manoel José Vicente, enfatiza o papel da comunidade junto às escolas. “A comunidade é a maior fiscalizadora dos recursos públicos. Se algum cidadão notar que alguma despesa não condiz com a real necessidade da escola, ele deve entrar em contato com a Ouvidoria ou com a própria Coordenadoria do Fundo Rotativo”, diz.

O Fundo Rotativo faz parte do programa de Descentralização de Recursos, que na nova versão transfere até R$ 150 mil por ano para cada escola. Neste ano o Governo vai transferir R$ 80 milhões. A aplicação dos recursos é definida pela própria comunidade escolar.