Curitiba participa durante esta semana (de 1º a 5 de abril) da campanha nacional Fique Sabendo, que visa estimular a população a fazer testes para detecção de HIV/aids e sífilis. Os testes serão realizados no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e nas unidades de saúde Bairro Novo, Bairro Alto, Vila Hauer, Cajuru, Nossa Senhora da Luz (CIC), Vila Guaíra e Santa Felicidade.

O teste é feito com apenas uma gota de sangue, colhida da ponta de um dedo, e o resultado sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso de resultado positivo, é encaminhada para atendimento especializado.

“O objetivo da campanha é promover o diagnóstico precoce da doença, condição para garantir um tratamento adequado e a qualidade de vida do portador”, diz o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda. Segundo ele, é preciso ampliar o número de exames realizados em Curitiba.

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Moacir Pires Ramos, atualmente são realizados mais de 50 mil exames por ano, com cerca de 350 novos casos identificados todos os anos. “O problema é que aproximadamente 35% desses casos são identificados tardiamente e essas pessoas vêm a óbito num prazo de até 90 dias”, explicou.

Após o dia 5 de abril, quando termina a campanha, o teste rápido continuará sendo realizado no COA. Nas demais unidades de saúde, os testes tradicionais continuarão sendo realizados normalmente.

Locais para realização dos testes rápidos de HIV e sífilis

Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)
Rua do Rosário, 144 – sexto andar

US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – esquina com rua Cel. Domingos T. de Freitas – Sitio Cercado

US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

US Vila Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

US Cajuru
Rua Pedro Bocchino, 750 – Vila Oficinas

US Nossa Senhora da Luz (CIC)
Rua Emidio Nonato da Silva, 45 esquina com a rua Davi Xavier da Silva – CIC

US Vila Guaíra
Rua São Paulo, s/nº – ao lado do Paraná Clube – Guaíra

US Santa Felicidade
Via Venet0, 10 – Santa Felicidade