Por Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

TCE

Evento já tem mais de 800 pessoas confirmadas (Foto: Reprodução Facebook)

Por meio da rede social facebook a população de Curitiba organiza um protesto contra a escolha de um deputado estadual para ser conselheiro do Tribunal de Constas Estadual (TCE). A concentração será às 17h30 desta quinta-feira (4) na Praça Santos Andrade, com saída às 18h45 rumo ao TCE e também à Assembleia Legislativa do Paraná. Até o fechamento desta reportagem, 860 pessoas garantiram presença no evento. (Clique aqui para saber mais sobre a manifestação)

No total, 45 pessoas se candidataram a vaga de conselheiro deixada pelo ex-deputado estadual Hermas Brandão. Destes, dois são deputados estaduais; Plauto Miró (DEM) e Fábio Camargo (PTB), filho de Clayton Camargo, atual presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Como a escolha é feita pelos deputados estaduais em voto secreto os organizadores da manifestação questionam se a escolha será feita por meio de um critério técnico ou político.

“Não queremos corrupção e desperdício do dinheiro que pagamos com os nossos impostos. Não queremos que o TCE seja um balcão de negócios e cabide de emprego. Não queremos que o TCE sirva para legitimar a corrupção e o desperdício no Paraná. Então vamos para a rua pelo que queremos. Estamos no processo de escolha de um novo conselheiro de sete. Temos 45 candidatos. Porque o novo conselheiro deve ser um deputado!!?? Queremos um conselheiro técnico e que trabalhe para efetivamente fiscalizar o dinheiro público”, afirma a descrição do evento.

Ainda na página no facebook, os organizadores dizem o que querem para a eleição do TCE. “Queremos que o dinheiro público seja bem utilizado e sem desvios. Queremos que o Tribunal de Contas do Paraná exerça sua função de fiscalização e controle de forma adequada combatendo a corrupção e o desperdício. Queremos que o TCE seja transparente e efetivo. Queremos que a escolha dos conselheiros do TCE obedeça a critérios técnicos e de mérito”, está descrito.

A Banda B irá acompanhar a manifestação que acontece amanhã.