Por Luiz Henrique de Oliveira e Djalma Malaquias

(Fotos: Djalma Malaquias – Banda B)

Policiais militares e guardas municipais, em apoio a oficiais de Justiça, cumpriram, na manhã desta segunda-feira (10), a reintegração de posse de casas da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) na Rua Corbélia, no Jardim Claudia, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O diretor de comunicação da Prefeitura de Pinhais, Thiago Bonagura, relatou à Banda B que foram 17 famílias retiradas das residências. “São 17 famílias, em uma força tarefa da GM, PM e oficiais. Reintegração de posse destas pessoas que, segundo o juiz, invadiram estas casas, que são para a realocação de famílias que moram às margens do rio”, descreveu.

Segundo Bonagura, equipes da Secretária do Meio Ambiente e de Obras estão em apoio às equipes policiais.”Tudo para garantir uma retirada pacífica, para que as pessoas se organizem para a saída destas residências”, explicou.

No local, algumas das famílias se revoltaram e uma pessoa chegou a ser presa por desacato. “Não fomos comunicados. Recebemos uma intimação de 15 dias, em dezembro, e nada foi feito. Hoje, eles vieram nos retirar com ordem de juiz e tudo mais. Seis horas da manhã fazendo isso. Não temos para onde ir, com filho pequeno. O que fazer agora?”, questionou uma mulher, que não quis se identificar.

Com as casas vazias, as famílias beneficiárias dos imóveis poderão ser realocadas nos próximos meses.