A Polícia Militar do Paraná inicia nesta sexta-feira (08), as 18h, a Operação Carnaval 2013, nos municípios do litoral paranaense, por conta da chegada de veranistas e turistas. A operação acontece até a meia-noite de quarta-feira. O policiamento da Costa Leste, que já conta com 2 mil policiais militares que atuam na “Operação Verão Paraná”, recebe um reforço de mais de 200 policiais para o feriado.

Durante todo o Carnaval a PM atuará para a proteger a vida, o patrimônio e garantir a ordem. O trabalho inclui ações voltadas à preservação ambiental, além de fiscalizações em conjunto com as esferas federal, estadual, municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, polícias Civil e Federal, Vigilância Sanitária e outras forças de segurança pública.

“Buscamos oferecer segurança de qualidade às famílias e aos foliões que decidiram passar o feriado no litoral”, afirma o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk. “Os policiais vão orientar os foliões e reprimir situações que possam colocar em risco a tranquilidade. Para isso, concentraremos esforços nos locais de maior concentração popular e considerados de risco”, garante.

Haverá todo tipo de policiamento ostensivo – a pé e motorizado, com motos, bicicletas e com cães. Locais próximos aos pontos de desfiles, da passagem de trios elétricos e das entradas de bailes receberão atenção especial.

Também será intensificado o policiamento de trânsito nas áreas urbanas e nas rodovias para prevenção de acidentes e repressão às infrações. “Para isso, faremos isolamentos e desvios de tráfego nas áreas que apresentem essa necessidade”, destaca o comandante-geral.

Participaram da Operação Carnaval policiais militares que atuam na “Operação Verão Paraná” na Costa Leste, nas áreas ostensiva, ambiental, urbana, rodoviária e Corpo de Bombeiros.

Para o reforço das atividades também atuam integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), com o Cotamotran, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), além de integrantes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O policiamento será realizado em todas as cidades do litoral.