Em menos de duas horas, mais de três mil para-sóis para automóveis foram entregues por policias militares no Litoral paranaense na manhã deste sábado (26/01). A iniciativa é fruto da diretriz de policiamento comunitário e integra as atividades da Polícia Militar na Operação Verão.

Batizada de “Operação para-sol”, a ação contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Roberson Bondaruk. De acordo com ele, além de proteger o veículo do sol, o material tem uma função preventiva. “Quando estendido, o para-sol pode esconder objetos como chaves, óculos, carteira ou bolsas”, explica o coronel. O oficial alerta, contudo, que não é recomendável deixar objetos no carro.

A atividade da PM se soma a outra já iniciada pela corporação no início da semana no Litoral, com a distribuição de lixeiras para carro com informações úteis sobre segurança. “O policiamento comunitário, diretriz da Polícia Militar do Paraná, também está sendo aplicado intensamente no litoral”, destaca o coronel. “Esta medida vem para somar-se com as atitudes preventivas de cada cidadão no seu cotidiano”, disse o comandante-geral da PM.

O para-sol entregue no Litoral tem a medida padrão de um para-brisa de um carro, e foi confeccionado em papelão ondulado duplo. Ele também apresenta o site da PM (www.policiamilitar.com.br), onde estão publicadas diversas dicas de segurança. “Neste endereço eletrônico as pessoas cartilhas informativas que auxiliam no comportamento diário das pessoas, que também são responsáveis por sua segurança, contribuindo, assim, com a de todos”, diz o coronel Roberson.

LIXEIRAS – As lixeiras começaram a ser entregues na segunda-feira (21/01), aos condutores que circulam pelas praias. Desde então, já foram entregues oito mil unidades. “O material também dupla função: a primeira é orientar as pessoas por meio de dicas de segurança, e a segunda, óbvia, é auxiliar no recolhimento do lixo veicular, dando, assim, mais proteção ao meio ambiente”, garante.

O material produzido em TNT é reutilizável. “Além disso, traz dicas essenciais de segurança de diversos gêneros como trancar bem as portas e janelas quando for à praia, respeitar as leis de trânsito, como cuidar das crianças”, descreve o coronel Roberson. “O material também convoca a população a fazer sua parte”, completa. Os materiais estão sendo entregues nas ruas, nas entradas dos balneários, nas viaturas e nos módulos móveis da PM.