A elaboração dos planos estadual e federal da Educação terá a participação da sociedade. Na terça-feira (23), em audiência pública na Assembleia Legislativa, o Fórum Estadual de Educação debateu também a Conferência Nacional de Educação (Conae), com a presença do secretário executivo no Ministério da Educação, Francisco Chagas.

Chagas afirmou que os fóruns estaduais são importantes por aproximar o poder público da população. “Estamos colocando no mesmo espaço tanto os governos quanto a sociedade para discutir propostas e rumos para a educação no âmbito nacional, estadual e municipal”, afirmou o secretário, também presidente do Fórum Nacional de Educação.

Fórum Estadual da Educação é constituído por mais de 30 órgãos, instituições e movimentos sociais. A página www.fee.pr.gov.br traz informações sobre as conferências municipais, intermunicipais, estadual e sobre a Conferência Nacional de Educação (Conae), além de documentos oficiais e vários recursos para discussão.

A secretaria executiva do Fórum, da Secretaria da Educação, Cristiana Gonzaga, explicou que o próximo passo será discussão dos processos políticos-pedagógicos, que vão culminar na elaboração do Plano Estadual de Educação.

Participaram do evento também o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) Oscar Alves, o deputado federal e relator do Plano Nacional de Educação, Ângelo Vanhoni, os deputados estaduais Teruo Kato, Luciana Rafagnin, Tadeu Veneri e Elton Welter, a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, a promotora Hermínia Diniz, do Ministério Público do Paraná, e outras autoridades e representantes de movimentos sociais.

FEE – Fazem parte do fórum representantes da Secretaria da Educação, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Conselho Estadual de Educação, instituições federais e estaduais de ensino superior, Assembleia Legislativa do Paraná, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e Conferência Nacional dos Trabalhadores em Educação.

Ele está assessorando as conferências municipais ou intermunicipais, que acontecerão em maio e junho. A conferência estadual está agendada para setembro.

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, é o coordenador geral do Fórum, que está dividido em Coordenação de Mobilização e Divulgação e Coordenação de Sistematização e Monitoramento, coordenadas por Marlei Fernandes (APP-Sindicato) e Andrea Caldas (Universidade Federal do Paraná), respectivamente.