SMCS
Pedala Curitiba será realizado em dois dias da semana – às terças e quintas-feiras

O projeto Pedala Curitiba faz a sua primeira incursão pela cidade em 2013 na próxima terça-feira (26). E para esta temporada estão programadas novidades. Com a política de descentralização de eventos adotada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o Pedala Curitiba vai ser realizado em dois dias da semana – às terças e quintas-feiras – e em dois locais distintos.

A tradicional concentração de ciclistas na Praça Garibaldi (Largo da Ordem), às terças feiras à noite, está mantida e, inclusive, será o pontapé inicial do projeto 2013. A novidade é a inclusão no circuito do bairro Tatuquara, com a concentração de ciclistas marcada para o Centro de Esporte e Lazer Santa Rita, às quintas-feiras.

De acordo com o diretor do Departamento de Lazer da Smelj, Fabiano Brusamolin, a ampliação do projeto é reflexo dessa nova mentalidade de levar a prática de esporte às regiões periféricas. “Estamos implantando a política de descentralização das nossas atividades. O Tatuquara foi escolhido por ser uma região onde não ocorrem muitas atividades voltadas ao esporte”, afirmou o diretor.

A inclusão do Tatuquara é o primeiro passo deste novo projeto. A intenção é levar o Pedala Curitiba para todas as regionais de Curitiba e assim colocar à disposição do ciclista um novo circuito a cada dia da semana.

Circuitos
Na terça feira (26), a concentração de ciclistas será na Praça Garibaldi a partir das 19h45, com saída programada para às 20h15. Esses horários serão mantidos para as outras concentrações.

Para participar do projeto, é necessário ter no mínimo 15 anos e há obrigatoriedade do uso de capacete. Quem não tiver o equipamento de segurança pode emprestá-lo mediante a apresentação de documento de identidade junto aos organizadores. A cada etapa busca-se um novo circuito ciclístico com distância estimada entre 15 e 17 quilômetros.

O Pedala Curitiba acontece desde 2008 sob coordenação da Smelj. No ano passado, mais de 250 ciclistas, em média, participaram de cada etapa do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Lazer no telefone: 3350-3743.

Objetivos do Pedala Curitiba

• Oportunizar a prática do ciclismo com infra-estrutura e segurança aos participantes.
• Ofertar opção diversificada de lazer gratuito.
• Promover o ciclismo como atividade promotora de saúde, evitando o sedentarismo.
• Estimular o uso da bicicleta de maneira segura, como forma de transporte não poluente.
• Estimular hábitos saudáveis, como meio de prevenção às doenças associadas ao sedentarismo, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros.