Da Redação

O Passeio Público, no Centro de Curitiba, será palco de uma exposição poética no próximo dia 21 de setembro, no Dia da Árvore. O evento “Um poema em cada árvore” convida todos os moradores a enviarem os seus textos para que eles sejam pendurados em toda a extensão do parque.

A inscrição é grátis e aberta ao público em geral. A iniciativa é realizada por poetas independentes do grupo de Escritores de Rua (Escritibas), com o objetivo de construir novos espaços de leitura poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de artistas contemporâneos em contato com novos públicos.

poema-em-cada-arvore

(Foto: Divulgação/ Fundação Cultural de Curitiba)

O Dia da Árvore é celebrado com projetos dessa natureza simultaneamente em diferentes cidades do Brasil. Na capital paranaense, haverá ainda um Sarau dentro do Restaurante do Passeio com uma exposição de livros de autores da região.

O evento “Um poema em cada árvore” é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada anualmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, pelo poeta Marcelo Rocha, e realizada pelo Instituto Psia. A ideia se espalhou por todo Brasil, atingindo 70 cidades durante a última edição em 2013.

“Um poema em cada árvore” foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e 2012, premiação executada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Como participar

Para participar da exposição poética nas árvores, envie seu texto respeitando os critérios abaixo:
• Cada autor deverá enviar apenas um poema, em prosa ou verso;
• Poema em versos deve ter no máximo 04 estrofes e em prosa deve ter no máximo 25 linhas em formatação justificada;
• Serão aceitos apenas textos em arquivo Word, fonte 14, Arial, para facilitar a leitura nas árvores.
• Os organizadores poderão escolher quais poemas serão expostos, caso haja demanda em relação ao espaço liberado pelo departamento de meio Ambiente municipal;
• Alguns poemas serão enviados para exposição em outras cidades, promovendo uma troca.

As inscrições estarão abertas até 15 de Setembro às 12h, via e-mail: [email protected]

Serviço

“Um poema em cada árvore”
Local: Passeio Público, Centro – Curitiba
Ingresso: gratuito
Data: 21/09/2014
Horário(s): 8h às 17h