Da Redação

A mais tradicional casa noturna de Curitiba, a Sistema X, completa 29 anos nesse mês de maio. Muitos dos frequentadores antigos estão com 40, 50 e 60 anos e agora vêem os filhos indo curtir a balada na sistema. Agora, a Sistema X está com as novas tendências e continua sendo a opção para muitos curitibanos no fim de semana, se reinventando através dos anos.

sistema-x

(Foto: Divulgação)

Em 1978, o idealizador da casa, Gilmar Berte, passou a trabalhar com uma equipe de som junto com outro sócio, tocando em festas e casas noturnas. No final desse mesmo ano, ele finalizou a sociedade a nomeando como Sistema X,devido a disposição das caixas de som nos quatro cantos da pista.

Ele tocou e animou baladas e festas em todos os clubes sociais conceituados da grande Curitiba. Em dezembro de 1984, alugou a sede da antiga Sociedade Trieste Futebol Clube, em Santa Felicidade. Ali foi projetada e construída a danceteria Sistema X, inaugurada em 1° de fevereiro de 1985.

O Sistema X foi uma casa noturna de muito sucesso até o ano 2002, quando foi fechada por causa de mudanças de zoneamento na cidade de Curitiba. Depois de quatro anos, surgiu um local possível para se remontar o novo estabelecimento. Em 13 de maio de 2006, renasce a Sistema X Geração II, que retornou com um sucesso imediato. Hoje, a casa completa 29 anos de existência.