Da Redação com  SMCS

A Urbs anunciou nesta terça-feira (10) novas medidas para aumentar a segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo. São obras, mudanças operacionais e orientações que abrangem vários aspectos da segurança e envolvem trabalho integrado de várias secretarias municipais. Entre as medidas está a Parada Livre, que garante o desembarque em qualquer local nas linhas que não tem desembarque em tubos.

De acordo com o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Junior, as mudanças atendem uma das principais reivindicações dos usuários, assim como dos motoristas e cobradores.

Confira as medidas

onibus

(Foto: Arquivo Banda B)

1 – Pontos mais iluminados – Para atender ao transporte coletivo, a Prefeitura antecipou uma das obras do programa Luz do Dia, que será lançado na íntegra nos próximos meses, com o propósito de aumentar significativamente a iluminação em Curitiba, especialmente nas áreas mais sensíveis em termos de segurança. As primeiras intervenções do programa ocorrerão nos pontos de ônibus. Nos próximos 12 meses, a Secretaria Municipal de Obras instalará iluminação especial, com tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz), em 5 mil pontos de ônibus.

2 – Paradas livres – A Urbs está reeditando uma determinação operacional para que após as 22 horas o passageiro possa descer em qualquer local, nas linhas que não têm desembarque em tubos. A orientação já existia, porém estava em desuso há mais de 20 anos.

3 – Guarda mais presente – A Guarda Municipal, que já tem uma equipe dedicada ao transporte coletivo, realizará, além da ronda normal, abordagens em ônibus, estações tubo e terminais. Para esta semana já está programada uma série de operações.

4 – Redução do dinheiro em circulação – O uso do cartão como forma de pagamento será estimulado para que o volume de dinheiro nos ônibus e estações diminua significativamente. O risco de assalto é uma das principais queixas do sindicato de motoristas e cobradores. Além disso, no caso de roubo ou extravio do cartão transporte tipo usuário, é possível recuperar os créditos.

5 – Busão sem Abuso – A Prefeitura realizará novas rodadas da campanha Busão sem Abuso, iniciada no ano passado. A campanha educa sobre o respeito a mulheres dentro do transporte e informa os canais de denúncia de abusos. Logo que foi lançada, levou à prisão de dois molestadores.

6 – Mais informação – A Prefeitura e a Urbs aumentarão a oferta de informações nos ônibus, tubos, terminais e pontos de ônibus, para que os passageiros tenham mais segurança sobre os trajetos corretos, horários e localização de serviços públicos.