A Secretaria Estadual da Educação vai ampliar a oferta dos cursos técnicos do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). A partir de abril, serão abertos novos cursos de agente comunitário de saúde, transações imobiliárias e hospedagem. A meta é atender 15 mil alunos em todas as regiões do Paraná.

“O e-Tec é uma grande ferramenta para levarmos a formação profissional de qualidade e gratuita aos locais mais distantes”, explicou a diretora do Departamento de Educação e Trabalho, Fabiana Campos Skrobot.
Atualmente, mais de 10 mil alunos estão matriculados nos cursos técnicos de meio ambiente, segurança do trabalho, eventos, logística, reabilitação de dependentes químicos, administração, eventos e serviços públicos. Durante os cursos os alunos fazem estágios nas áreas, e ao concluírem a formação são indicados para o mercado do trabalho.

Valdemir Aparecido Moraes é um desses alunos. Ele faz os cursos técnicos em meio ambiente e em segurança do trabalho, no Colégio Estadual Manoel Ribas em Curitiba.

“Os cursos sempre me chamaram a atenção pela oportunidade de ter uma formação profissional gratuita e por ser a distância. Assim posso conciliar o tempo entre os estudos e a família”, disse Valdemir.

A esposa de Valdemir, Andréia da Silva Moraes, já concluiu os cursos técnicos de secretariado e administração na mesma escola. “Ela também me incentivou a fazer os cursos”, revelou.

Os cursos de formação profissional do e-Tec são ofertados gratuitamente no sistema semipresencial, no qual os alunos fazem 50% das aulas à distância e os outros 50% presencial, uma vez por semana com seis aulas em cada encontro.

Para mais informações, procure o Núcleo Regional de Educação de sua região no endereço: http://www.nre.seed.pr.gov.br/