Por reunir em sua administração características como transparência e modernidade, o Governo do Estado do Paraná foi convidado a participar de uma pesquisa intitulada Open Government Research Term in 2013 (uma espécie de pesquisa aberta de governos) liderada pelo pesquisador alemão Dr. Jörn Von Lucke.

Nesta segunda-feira (01), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, cerca de 50 servidores do Estado – Celepar, Ipardes, Secretaria de Controle Interno e Casa Civil – participaram da palestra do pesquisador, que abordou o tema de gestão aberta da administração e apresentou resultados de seu estudo. Também palestraram secretários e diretores das autarquias estatais para apresentar o modelo de governo no Paraná.

O secretário de Controle Interno, Carlos Eduardo de Moura, explicou que o objetivo do encontro foi trocar experiências sobre uso da tecnologia da informação para reduzir os gastos públicos e melhorar o relacionamento com a população. “O governo do Paraná tem avançado muito, mas a conclusão a que chegamos é que temos alguns ajustes para realizar. Ficamos muito satisfeitos também em saber que o Paraná também serve de exemplo para a Alemanha”, afirmou.

Segundo o secretário, o pesquisador europeu se surpreendeu com a transparência do portal do governo estadual, principalmente por disponibilizar todos os contratos da administração. “Estamos no caminho certo”, avaliou o secretário.

A pesquisa de Von Lucke teve início na Alemanha, passou pela Comissão Europeia de Governo Aberto e também pelo Reino Unido. Sua agenda no Brasil inclui ainda com as cidades de Brasília, São Paulo, Blumenau, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro.