A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa da organização do 6º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013, que será realizado em Porto Alegre (RS) nos dias 13 (segunda-feira) e 14 de maio.

O Fórum Mundial de Ciência ocorrerá em 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento é precedido de debates regionais em diferentes capitais do país para discutir questões relacionadas aos principais desafios da ciência no século XXI. É a primeira vez que o fórum é realizado fora da Europa.

No encontro de Porto Alegre – o penúltimo antes da realização do fórum – o debate será sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação nas questões relacionadas ao clima e ao manejo sustentável dos biomas, as contribuições científicas e tecnológicas sobre o tema e sua relação com a perspectiva do desenvolvimento sustentável, além de outros temas.

Para discutir o tema Clima, Saúde e Alimentos – Desafios da Ciência na América do Sul, devem participar palestrantes de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam nas áreas de ciência, inovação e tecnologia, clima, produção agrícola, saúde, educação, entre outros. A organização é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Até agora, foram realizados cinco eventos que debateram os seguintes temas: Da educação para a inovação – construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável (São Paulo); Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos (Belo Horizonte); Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento (Manaus); Energia e sustentabilidade (Salvador) e “Oceano, clima e desenvolvimento (Recife). O último encontro preparatório será realizado em Brasília.

A programação do encontro de Porto Alegre pode ser acessada no endereço http://fmc.cgee.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=113&Itemid=134

Para mais informações sobre o Fórum Mundial de Ciência o endereço é (http://www.sciforum.hu). O encontro deve reunir políticos, tomadores de decisão, representantes da sociedade civil e grandes nomes da área científica brasileira e internacional, como Yuan Tseh Lee e Werner Arber, ganhadores do prêmio Nobel de química e fisiologia/medicina, respectivamente.

As sessões plenárias do evento terão como tema Desigualdades como barreiras para a sustentabilidade global, Ciência política e governança, Integridade da ciência, Ciência dos recursos naturais, Ciência e o ensino da engenharia, O papel fundamental da ciência para a inovação.

O fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o International Council for Science (ICSU), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) e o European Academies Science Advisory Council (Easac).