O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, foi eleito nesta sexta-feira (22) vice-presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), para o período 2013/2014. A eleição aconteceu em Belém (PA), durante a 121ª reunião ordinária do fórum que congrega os 26 dirigentes das empresas públicas do setor.

A participação da Celepar na diretoria do Conselho de Associadas da Abep, de acordo com Leite, demonstra a importância do Paraná no cenário nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Hoje, o Paraná é um dos estados mais digitais do país em função das ações de modernidade administrativa adotadas pelo governo”. Segundo o presidente da Celepar, “a companhia passa a atuar de forma mais efetiva nos debates nacionais sobre os principais temas do setor, principalmente aqueles voltados à adoção de soluções de melhoria contínua dos serviços públicos estaduais e municipais.”

Durante os anos de 2011 e 2012, Jacson Leite respondeu pela presidência do Conselho Fiscal da Abep. Ele avalia que neste período, a entidade promoveu uma maior integração entre as empresas estaduais e com os demais setores organizados da sociedade brasileira.

SECOP 2014 – Na reunião realizada em Belém foi definido que Foz do Iguaçu vai sediar Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), em sua 42ª edição, em 2014. Trata-se do principal fórum brasileiro para discussão dos modelos de informatização do setor público e, também, do papel da tecnologia da informação no aperfeiçoamento da gestão pública e do atendimento ao cidadão. Este ano, o evento administrado pela Abep está programado para Vitória (ES).

Na edição passada do Secop, em Gramado (RS), o portal móvel e interativo do governo do Paraná (m.pr.gov.br) foi um dos vencedores do 11° Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2012), na categoria e-Serviços Públicos, entre os 105 trabalhos inscritos. A premiação existe desde 2002 e é uma iniciativa da Abep, juntamente com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O Secop já foi realizado no Paraná em duas ocasiões. Em 1976, em Foz do Iguaçu e, em 1992, em Curitiba, sempre sob a coordenação da Celepar.